terça-feira, 15, julho 2025
Click News
  • Home
  • Geral
  • Cidades
  • Economia
  • Política
  • Justiça
  • Brasil
  • Mundo
  • Esporte
  • Artigos
  • Polícia
  • Saúde
No Result
View All Result
  • Home
  • Geral
  • Cidades
  • Economia
  • Política
  • Justiça
  • Brasil
  • Mundo
  • Esporte
  • Artigos
  • Polícia
  • Saúde
No Result
View All Result
Click News
No Result
View All Result
Casa Mundo

Trump e Putin intensificam pressão, e Zelenski sinaliza disposição para negociar

Administrador by Administrador
20 de fevereiro de 2025
in Mundo
0
Trump e Putin intensificam pressão, e Zelenski sinaliza disposição para negociar

© Reuters

Share on FacebookShare on Twitter

O embate entre Donald Trump e Volodimir Zelenski atingiu um novo patamar na quarta-feira (19).

Um dia depois de Trump classificar o líder ucraniano como “ditador”, a Rússia realizou um dos maiores ataques aéreos desde o início da guerra, há três anos, enquanto os Estados Unidos aumentavam a pressão sobre Kiev.

Diante desse cenário, Zelenski recuou. Após um encontro tenso com o enviado americano Keith Kellogg, que se recusou a conceder uma entrevista conjunta, o presidente ucraniano afirmou estar “pronto para negociar um acordo forte e útil” com os EUA, incluindo salvaguardas contra futuras agressões russas.

Poucos detalhes foram divulgados sobre a conversa entre os dois. Paralelamente, o presidente francês, Emmanuel Macron, defendeu a criação de uma força de paz europeia para prevenir novos ataques em caso de um cessar-fogo. O primeiro-ministro da França, François Bayrou, classificou a situação como um “risco existencial” e “a maior ameaça de guerra desde 1945”.

A proposta de uma força de paz composta por integrantes da Otan, levantada pelo Reino Unido no início da semana, foi prontamente rejeitada pelo Kremlin, que a considerou “inaceitável”.

A crise entre Trump e Zelenski se agravou após o americano excluir a Ucrânia e a Europa das negociações diretas que estabeleceu com Vladimir Putin para tratar do conflito e de outras questões. Trump acusou Zelenski de viver em uma “bolha desinformativa” e criticou a recusa da Ucrânia em aceitar uma oferta americana de apoio militar em troca de US$ 500 bilhões em minerais ucranianos. Em resposta, Trump questionou a legitimidade de Zelenski, reforçou sua retórica contra o líder ucraniano e exigiu que ele aceitasse negociar.

Líderes europeus, como os premiês Olaf Scholz (Alemanha) e Keir Starmer (Reino Unido), saíram em defesa de Zelenski. O porta-voz da União Europeia, Stefan de Keersmaecker, afirmou: “A Ucrânia é uma democracia. A Rússia de Putin, não”.

O governo americano manteve a pressão. O conselheiro de Segurança Nacional de Trump, Mike Waltz, declarou à Fox News que os ucranianos “precisam baixar o tom e assinar aquele acordo” sobre a cessão de minerais. Segundo ele, um acordo ainda é possível. Kellogg, por sua vez, evitou declarações, permitindo apenas o registro do início de sua reunião com Zelenski, que sugeriu abertura para discutir investimentos, sem detalhar sua posição sobre a questão dos minerais.

Enquanto isso, a Rússia intensificou suas ofensivas. Durante a noite, um ataque atingiu instalações de gás em Kharkiv, no norte da Ucrânia, e uma usina de energia na região de Odessa, no sul, utilizando 163 drones e 14 mísseis. Kiev afirmou ter abatido 80 dos drones. Esse foi o segundo grande ataque da semana.

Questionado sobre um plano franco-britânico, divulgado pelo jornal The Telegraph, para enviar até 30 mil militares ocidentais à Ucrânia, o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, alertou: “Isso causa preocupação para nós, estamos monitorando bem de perto. É inaceitável”.

Segundo a proposta, esses militares não estariam na linha de frente, mas sim em cidades estratégicas na retaguarda de uma zona desmilitarizada, similar à existente entre as Coreias desde 1953. As bases seriam Krivii Rii, Poltava e Dnipro, esta última uma região rica em minerais e alvo de um teste de mísseis russos em novembro.

Na véspera, o chanceler russo, Serguei Lavrov, afirmou que a presença de tropas ocidentais na Ucrânia representaria uma “ameaça direta à Rússia”. Entre as justificativas de Putin para a invasão de 2022 estava o temor de que a Ucrânia se unisse à Otan. Agora, Trump, líder da maior potência da aliança, demonstra concordância com essa preocupação.

Diante desse cenário, Macron convocou reuniões com líderes franceses para discutir próximos passos. A Europa, escanteada por Trump nas negociações, busca recuperar protagonismo. O líder francês suavizou a crítica ao americano, dizendo que ele “apenas acelerou o processo porque quer ver os acordos feitos”.

Os europeus consideram oferecer garantias à Ucrânia, mas essa possibilidade é rechaçada pelo Kremlin. Enquanto isso, Trump reforça a pressão sobre seus aliados, exigindo que todos os países da Otan atinjam a meta de 2% do PIB em gastos militares até a cúpula da aliança, em junho. Atualmente, oito dos 32 membros ainda não cumprem esse requisito.

 

Tags: PutinTensãoTrumpZelenski
Previous Post

Governo destina mais de R$ 160 milhões para modernização hospitalar

Next Post

Casos de Síndromes Respiratórias Graves seguem elevados após retorno às aulas

Administrador

Administrador

Next Post

Casos de Síndromes Respiratórias Graves seguem elevados após retorno às aulas

Colisão entre ônibus e caminhão em SP deixa 12 mortos e 11 feridos

Colisão entre ônibus e caminhão em SP deixa 12 mortos e 11 feridos

Quantas horas de sono são necessárias por dia? Veja a recomendação por idade

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement Banner

Recommended Reading

  • Expo Rio Verde tem espaço dedicado à adoção responsável de pets

    Expo Rio Verde tem espaço dedicado à adoção responsável de pets

    547 shares
    Share 219 Tweet 137

TOP REVIEW

Click News

© 2025 ClickNews V3.0 - Desenvolvido e editado por Agência Hoover.

Navegue em nosso Site

  • Home
  • Geral
  • Cidades
  • Economia
  • Política
  • Justiça
  • Brasil
  • Mundo
  • Esporte
  • Artigos
  • Polícia
  • Saúde

Siga a Gente nas redes sociais!

No Result
View All Result
  • Home
  • Geral
  • Cidades
  • Economia
  • Política
  • Justiça
  • Brasil
  • Mundo
  • Esporte
  • Artigos
  • Polícia
  • Saúde

© 2025 ClickNews V3.0 - Desenvolvido e editado por Agência Hoover.

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados.