Três militares da Força Aérea Brasileira (FAB) foram presos nesta quinta-feira (6) no Amazonas sob a suspeita de envolvimento no transporte de drogas em aeronaves da corporação.
A ação faz parte da Operação Queda no Céu, conduzida pela Polícia Civil do estado. Além dos militares, dois civis também foram detidos por suposta participação no esquema criminoso.
A operação foi deflagrada pela Delegacia Especializada de São Gabriel da Cachoeira, município localizado a mais de 850 quilômetros de Manaus, na região de fronteira com a Colômbia e a Venezuela. O local é historicamente conhecido pela intensa atividade do narcotráfico.
Esquema de transporte e investigação
De acordo com a Polícia Civil, entre os detidos está um dos principais financiadores da compra e do transporte das drogas. As investigações indicam que entorpecentes eram transportados regularmente em aviões da FAB de São Gabriel da Cachoeira para Manaus.
A apuração teve início após uma apreensão de aproximadamente 350 quilos de drogas realizada no ano passado, que já havia resultado na prisão de três militares, incluindo um soldado do Exército.
Posicionamento da FAB
Procurada, a Força Aérea Brasileira informou que acompanha o caso e colabora com as investigações. Em nota, o Comando da Aeronáutica afirmou que “não compactua com condutas que destoam dos valores, da dedicação e do compromisso do efetivo com sua missão institucional”.
As autoridades seguem apurando o caso para determinar a extensão do envolvimento dos suspeitos e identificar possíveis outros participantes no esquema criminoso.