Segundo a agência Associated Press (AP), ele precisou ser auxiliado por dois funcionários para se encaminhar até sua cadeira no palco do auditório.
O Papa Francisco tropeçou ao entrar no auditório do Vaticano para uma audiência neste sábado (1º), após o cabo de sua bengala quebrar. O pontífice, de 88 anos, quase caiu, mas não sofreu ferimentos.
Após o incidente, o público presente reagiu com aplausos. Da plateia, uma pessoa exclamou “Viva o Papa”, o que foi seguido por mais manifestações de apoio.
Francisco enfrenta dificuldades de mobilidade e frequentemente faz uso de cadeira de rodas em eventos oficiais. Com problemas nos joelhos, ele tem sofrido quedas nos últimos meses. Em janeiro, machucou o braço ao cair, embora não tenha fraturado o osso, e passou a utilizar uma tipoia por precaução. Em dezembro, sofreu outro incidente ao bater o queixo na mesa de cabeceira, o que lhe causou um hematoma.
Apesar dessas ocorrências, o pontífice assegura que não tem intenção de renunciar. Em sua autobiografia lançada em janeiro, e já disponível em mais de 100 países, afirmou: “Estou bem. A realidade é, muito simplesmente, que estou velho”.
Nos últimos anos, Francisco também enfrentou episódios de gripe e outros problemas de saúde. Em 2021, passou por uma cirurgia para tratar de diverticulite, uma condição dolorosa do sistema digestivo, e, em 2023, foi submetido a um novo procedimento para reparar uma hérnia.