“Nós já andamos por 250 bairros e hoje começamos em mais alguns. São milhares de toneladas de lixo recolhidas, e por onde passamos as pessoas demonstram muita satisfação com nosso trabalho, e vamos continuar. Peço à população que nos ajude a manter a limpeza de Goiânia”, afirmou Mabel.
Ação contempla 31 bairros da Região Vale Meia Ponte com serviços de urbanização, infraestrutura, meio ambiente, trânsito e lazer, com ênfase na limpeza urbana.
O prefeito Sandro Mabel deu início neste sábado (1º/2) ao 5º Mutirão dos 100 Dias na Região Vale Meia Ponte. A iniciativa alcança 31 bairros, promovendo melhorias em infraestrutura, meio ambiente, trânsito e urbanização.
A solenidade de abertura aconteceu na Praça do Violeiro, no Setor Urias Magalhães. Durante o evento, o prefeito ressaltou o compromisso da gestão com a limpeza e revitalização da cidade. “Nós já andamos por 250 bairros e hoje começamos em mais alguns. São milhares de toneladas de lixo recolhidas, e por onde passamos as pessoas demonstram muita satisfação com nosso trabalho, e vamos continuar. Peço à população que nos ajude a manter a limpeza de Goiânia”, afirmou.
Modernização da iluminação pública
No evento, Mabel também anunciou um projeto de substituição de toda a iluminação da cidade por lâmpadas de LED. “Em março, nós vamos lançar em todos os bairros a iluminação de LED. Eu vou passar o cronograma bairro por bairro e nós vamos colocar mil luminárias por dia, em todos os bairros”, garantiu.
O vereador Dr. Gustavo Gomides elogiou a iniciativa. “Queria agradecer ao prefeito por estar aqui hoje trazendo o mutirão pra nossa região. Conte conosco na Câmara pra trazer sempre melhorias pra nossa população”, declarou.
Outros vereadores também destacaram o impacto positivo do mutirão. Igor Franco enfatizou a importância da participação cidadã: “Vocês estão vendo todo esse trabalho. E peço que cada um faça a sua parte. Se virem alguém jogando lixo na rua, filmem, denunciem”. Daniela da Gilka parabenizou as equipes da prefeitura: “Eu quero agradecer aos trabalhadores da prefeitura, que tanto estão se esforçando. São milhares de toneladas de lixo recolhidas. Isso sim é trabalho, gestão eficiente”.
Heyler Leão ressaltou que “A cidade tá ficando bonita. Parabéns, prefeito, nós já estamos fazendo a diferença em Goiânia”, enquanto William do Armazém afirmou: “A cidade está cada dia mais limpa, as escolas começando a funcionar bem. Daqui uns dias, tenho certeza, estará tudo 100%”.
Serviços oferecidos
O mutirão oferece serviços de manutenção e conservação de praças e espaços públicos, varrição mecanizada, retirada de entulho, limpeza de bueiros e redes pluviais, tapa-buracos, substituição de lâmpadas, entre outras melhorias. Além disso, há ações de combate à poluição visual e ao descarte irregular de resíduos.
Balanço das edições anteriores
Desde o lançamento do primeiro mutirão, em 4 de janeiro, a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) tem intensificado as atividades de limpeza na cidade. No período entre 4 e 27 de janeiro, 70 bairros foram beneficiados. O serviço de varrição de vias alcançou 9,5 milhões de metros lineares.
Outros dados indicam:
- Roçagem mecanizada: 2,5 milhões de metros quadrados;
- Poda de gramados: 5,8 milhões de metros quadrados;
- Poda de árvores: 11.951 unidades;
- Plantio ornamental: 1.969 metros quadrados;
- Plantio de árvores e palmeiras: 520 unidades;
- Capina manual: 80.514 metros quadrados;
- Instalação de novas lixeiras: 124 unidades;
- Reforma de kits de brinquedos e academias ao ar livre: 144 unidades.
Próximas edições
O programa segue com mais duas edições na próxima semana. Na terça-feira (4/2), o 6º Mutirão dos 100 Dias atenderá a Região Vale Meia Ponte B, com abertura no Jardim Balneário Meia Ponte. Na quarta-feira (5/2), a 7ª edição chega ao bairro São Judas Tadeu e região.
Com essa série de mutirões e o investimento na modernização da iluminação pública, a prefeitura busca melhorar a qualidade de vida da população e fortalecer a infraestrutura urbana da capital.