O Brasil registrou um aumento de 151% nos casos de covid-19 nas três primeiras semanas de janeiro de 2025, em comparação com as três últimas semanas de dezembro de 2024.
Foram 57.713 diagnósticos da doença em janeiro, contra 23.018 em dezembro. Os dados são de um estudo da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual Paulista (Unesp), com base em informações do Ministério da Saúde e da plataforma SP Covid-19 Info Tracker.
Picos e tendências
O pico da doença ocorreu entre 5 e 11 de janeiro, com 23,5 mil casos. Houve aumento gradual nas semanas anteriores, com 16 mil casos entre 29 de dezembro e 4 de janeiro, e 6.090 casos entre 22 e 28 de dezembro.
Comparativo com 2024
Os números de janeiro de 2025 são os mais altos desde março de 2024, quando foram registrados 53,8 mil casos na primeira semana e 35,6 mil na segunda. A partir da terceira semana de março de 2024, houve queda significativa nos casos, com menos de 10 mil nos últimos meses do ano.
Causas do aumento
O professor da Unesp e coordenador do InfoTracker, Wallace Casaca, aponta dois fatores para o aumento de casos em janeiro de 2025:
- Festas de fim de ano: Aglomerações em festas de fim de ano, que favorecem a disseminação do vírus.
- Nova variante da Ômicron: A nova variante da Ômicron, mais transmissível, também contribui para o aumento de casos.
Medidas de combate
Casaca destaca a importância da vacinação contra a covid-19, especialmente para pessoas com comorbidades, idosos e crianças. Ele também ressalta que a tendência é de que os casos diminuam em algumas semanas, como um efeito “sanfona”, mas que é preciso manter a atenção e os cuidados, como o uso de máscaras em caso de gripe.
SRAG
O último boletim InfoGripe da Fiocruz aponta para um aumento nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) associada à covid-19 nas regiões Norte e Nordeste entre 12 e 18 de janeiro de 2025. A pesquisadora do InfoGripe, Tatiana Portella, destaca que o crescimento ocorre principalmente entre idosos, mas também há casos graves em jovens e adultos em alguns estados.
Recomendações
Diante do aumento de casos de covid-19 e SRAG, é fundamental que a população siga as recomendações das autoridades de saúde:
- Vacinação: Mantenha o calendário vacinal contra a covid-19 em dia, com todas as doses de reforço recomendadas.
- Cuidados: Use máscaras em locais fechados e com aglomeração de pessoas, lave as mãos com frequência e evite contato próximo com pessoas doentes.
- Isolamento: Se apresentar sintomas de gripe ou covid-19, fique em casa e evite contato com outras pessoas.