“Veículos abandonados representam risco à segurança, à saúde pública e comprometem a ordem urbana. Estamos seguindo a determinação do prefeito Leandro Vilela para garantir uma cidade mais segura e organizada”, afirmou o coronel Éder Fernandes, secretário-executivo de Mobilidade e Trânsito.
Primeiro dia da operação notificou 10 carcaças; proprietários têm sete dias para retirada antes de remoção pelo Detran-GO.
A Prefeitura de Aparecida de Goiânia deu início, nesta terça-feira (28), à Operação Aparecida em Ordem, uma iniciativa conjunta entre a Secretaria Municipal de Segurança Pública, Guarda Civil Municipal, Secretaria de Mobilidade e Trânsito de Aparecida (SMTA) e o Departamento de Trânsito de Goiás (Detran-GO). A ação tem como principal objetivo remover veículos e carcaças abandonadas em vias públicas, contribuindo para melhorar a segurança, a mobilidade urbana e a organização da cidade, além de prevenir problemas de saúde, como a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
A operação é baseada na Lei Municipal nº 3.331/2016, que determina a notificação e remoção de veículos abandonados. De acordo com o secretário-executivo de Mobilidade e Trânsito, coronel Éder Fernandes, os proprietários notificados têm até sete dias para retirar os veículos das vias públicas. Após esse prazo, as carcaças serão recolhidas e encaminhadas ao pátio do Detran-GO. “Veículos abandonados representam risco à segurança, à saúde pública e comprometem a ordem urbana. Estamos seguindo a determinação do prefeito Leandro Vilela para garantir uma cidade mais segura e organizada”, afirmou o coronel.
No primeiro dia da operação, os agentes da SMTA identificaram e selaram 10 carcaças de veículos, incluindo sucatas que bloqueavam calçadas e apresentavam riscos à saúde pública. Um dos casos ocorreu na Avenida Liberdade, no Jardim Buriti Sereno, onde carcaças obstruíam o passeio público.
Segundo o coronel Éder, a operação será contínua, percorrendo todos os bairros da cidade onde há denúncias de veículos abandonados que dificultam a passagem de pedestres, ocupam irregularmente as calçadas ou oferecem perigo à população. Os moradores podem colaborar com as ações denunciando situações de obstrução por meio do telefone/WhatsApp da SMTA: (62) 99290-3198 ou pelo número fixo (62) 3240-1631.
A Operação Aparecida em Ordem faz parte de um conjunto de medidas implementadas pela nova gestão municipal para melhorar a qualidade de vida na cidade. Outra ação de destaque é a Operação Aparecida Limpa, que promove a remoção de pontos de descarte irregular de lixo, a fiscalização e a conscientização da população sobre a importância de manter os espaços públicos organizados. Ambas as iniciativas refletem o compromisso da administração do prefeito Leandro Vilela em transformar Aparecida de Goiânia em um município mais limpo, seguro e bem estruturado.
Da Redação/Clicknews