O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta quinta-feira (23) que uma redução nos preços do petróleo poderia ser determinante para pôr fim ao conflito entre Rússia e Ucrânia.
Ele fez o apelo à Arábia Saudita e à OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), durante participação por videoconferência no Fórum Econômico Mundial, em Davos, Suíça.
Trump criticou a falta de ação por parte de Riade e da OPEP em relação ao tema. Segundo ele, a diminuição dos preços do petróleo enfraqueceria a economia russa e pressionaria Moscou a encerrar o conflito.
“Vou pedir à Arábia Saudita e à OPEP que reduzam o preço do petróleo. Eles precisam fazer isso. Francamente, estou surpreso que não tenham tomado essa atitude antes das eleições. Isso não demonstrou muito apreço. Já deveriam ter feito isso há muito tempo”, afirmou Trump.
O presidente norte-americano também classificou a guerra na Ucrânia como uma “carnificina”, que, segundo ele, resultou em “milhões de mortos”. Trump enfatizou que sua administração está empenhada em buscar uma solução pacífica para a crise: “É hora de acabar com isso”, declarou.
Além disso, Trump revelou que pretende se reunir com o presidente russo, Vladimir Putin, no futuro próximo, embora não tenha fornecido detalhes sobre quando ou como esse encontro ocorreria.
O conflito entre Rússia e Ucrânia, iniciado em fevereiro de 2022, continua a gerar impactos políticos, econômicos e humanitários em escala global. A possibilidade de utilizar a política energética como instrumento de pressão reforça o papel estratégico do setor na dinâmica geopolítica.