Trump foi enfático ao afirmar que essas nações dependem mais dos norte-americanos do que o inverso.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assumiu o cargo nesta segunda-feira (20) e, em entrevista a jornalistas na Casa Branca, abordou o futuro das relações com o Brasil e outros países da América Latina.
“Eles precisam de nós, muito mais do que nós precisamos deles. Aliás, nós não precisamos deles. Todos precisam de nós”, declarou o republicano, ao responder a uma jornalista brasileira.
Embora a fala tenha um tom contundente, Trump descreveu a relação entre os países como “excelente”. Questionado pela mesma jornalista sobre a possibilidade de um diálogo com o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o presidente norte-americano optou por não responder.
Participação brasileira na posse
Seguindo a tradição diplomática, o presidente Lula não foi convidado para a cerimônia de posse de Trump. Apesar da presença de outros chefes de Estado, como o presidente argentino Javier Milei, é comum que embaixadores representem os países nessas ocasiões. No caso brasileiro, a embaixadora Maria Luiza Viotti participou da solenidade em Washington D.C.
Também esteve presente uma comitiva da oposição brasileira, composta por Michelle Bolsonaro e Eduardo Bolsonaro, esposa e filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Mensagem de Lula ao governo dos EUA
Mais cedo, Lula divulgou uma nota oficial na qual reafirmou a importância da cooperação histórica entre Brasil e Estados Unidos.
“Em nome do governo brasileiro, cumprimento o presidente Donald Trump pela sua posse. As relações entre o Brasil e os EUA são marcadas por uma trajetória de cooperação, fundamentada no respeito mútuo e em uma amizade histórica. Nossos países nutrem fortes laços em diversas áreas, como o comércio, a ciência, a educação e a cultura”, afirmou o presidente brasileiro.
Lula encerrou a mensagem destacando a expectativa de colaboração no novo governo norte-americano: “Estou certo de que podemos seguir avançando nessas e outras parcerias. Desejo ao presidente Trump um mandato exitoso, que contribua para a prosperidade e o bem-estar do povo dos Estados Unidos e um mundo mais justo e pacífico”.

Foto: @bolsonarosp via Instagram / Estadão
Da Redação/Clicknews/Terra