“Nosso primeiro evento com certeza será um marco. Junto com o pessoal da Igreja e nossos prestadores de serviços, estamos preparando com muito carinho toda a decoração, café da manhã e almoço com cardápio bem especial para que o Encontro de Folia e Catira seja um sucesso”, destaca o secretário da Cultura Uugton Batista.
Goiânia se prepara para celebrar a cultura popular e a religiosidade com a realização do 22º Encontro de Folia de Reis e o 8º Encontro de Catira.
O evento, promovido pela Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), acontecerá no próximo domingo, 26 de janeiro, na Basílica Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Matriz de Campinas, com início às 7h.
Este ano, a festividade propõe uma reflexão sobre o tema – “A Luz da Estrela-Guia”, reunindo 37 grupos de Folia de Reis, quatro grupos de Catira e uma orquestra de violeiros, em um dia dedicado à tradição e à fé.
O encontro, já consolidado como um evento tradicional em Goiás e em Goiânia, é aguardado com grande expectativa pela comunidade. O secretário municipal de Cultura, Uugton Batista, destaca a importância do evento: “Nosso primeiro evento do ano com certeza ele será um marco. Junto com o pessoal da Igreja e nossos prestadores de serviços, estamos preparando com muito carinho toda a decoração, café da manhã e almoço com cardápio bem especial para que o Encontro de Folia e Catira seja um sucesso”.
A foliã e capitã de Folia, Divina Delfino, ressalta o significado do tema escolhido para este ano: “Todos os anos fazemos a proposta para uma reflexão sobre uma passagem bíblica. O Encontro de Folia e Catira é uma manifestação cultural religiosa, que há anos vem passando de geração para geração. Temos grupos de Goiânia, dos interiores de Goiás, temos bebês, crianças, jovens, adultos e idosos, famílias inteiras que vivem e carregam a tradição. É um dia muito especial e esperado por nós que carregamos a fé e o amor pela folia, pelo dia e o mês que celebramos Santos Reis”.
Programação:
- 6h – Alvorada Festiva
- 7h – Missa na Matriz de Campinas
- 8h – Café da manhã
- 9h – Abertura Oficial
- 9h30 às 18h – Apresentação dos Grupos de Folia de Reis de Goiânia e Estado de Goiás, Grupos de Catira e apresentação da Orquestra de Violeiro
- 12h – Almoço
