Inmet emite dois alertas para o país: ‘Perigo’ e ‘Perigo Potencial
Os litorais de Santa Catarina e Paraná estão sob risco de alagamentos e deslizamentos de terra, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Além disso, o órgão emitiu dois alertas para esta sexta-feira (17) que abrangem outras regiões do país: o de “Perigo Potencial”, na cor amarela, e o de “Perigo”, na cor laranja, referentes a chuvas fortes em pelo menos 20 estados.
Regiões com previsão de chuva nesta sexta-feira
Entre os estados com previsão de precipitações significativas estão: Acre, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.
Alerta vermelho em Santa Catarina
Um alerta vermelho de “Grande Perigo” foi emitido para a região central do litoral catarinense. Segundo o Inmet, este nível de alerta indica alto risco de alagamentos severos, transbordamentos de rios e deslizamentos em grande escala, com volumes de chuva superiores a 60 mm por hora.
Paraná sob alerta laranja
Já no litoral do Paraná, o alerta laranja, classificado como “Perigo”, prevê chuvas acumuladas entre 30 e 60 mm por hora. O fenômeno também pode causar alagamentos, deslizamentos e transbordamentos de rios na região.
Outros estados sob alerta de chuvas intensas
O alerta laranja de “Perigo” para precipitações intensas inclui áreas do Centro-Oeste, Nordeste, Norte e o norte de Minas Gerais. Nesses locais, os volumes de chuva podem variar entre 30 e 60 mm por hora, acompanhados por ventos de até 100 km/h. O Inmet reforça a importância de evitar abrigar-se sob árvores, devido ao risco de quedas e descargas elétricas, e de não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda.
Alerta amarelo: “Perigo Potencial”
O nível amarelo de “Perigo Potencial” alerta para a ocorrência de ventos moderados, risco reduzido de quedas de galhos, interrupções no fornecimento de energia elétrica, alagamentos e descargas elétricas. Este aviso abrange, principalmente, áreas do Norte e Sudeste do Brasil.