Objetivos do Mais Professores: estimular jovens para licenciatura e beneficiar docentes em atividade
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, lançará nesta terça-feira (13/1), no Palácio do Planalto, o programa Mais Professores, uma iniciativa voltada para o fomento à educação básica no Brasil.
O programa tem como principais objetivos atrair jovens para a carreira de licenciatura, incentivando-os a escolher esse caminho acadêmico, além de beneficiar professores formados que já atuam nas escolas. Segundo o Ministério da Educação, o Mais Professores visa promover a valorização e a qualificação do magistério, além de incentivar a docência no país.
O que o programa Mais Professores oferece
O Mais Professores contempla uma série de medidas, como incentivos financeiros e a alocação de educadores em regiões com carência de profissionais. Em um formato similar ao programa Pé-de-Meia, que oferece bolsas e poupança para estudantes do ensino médio, o Mais Professores vai pagar bolsas de R$ 500 por mês a universitários que optarem por cursos de licenciatura ou Pedagogia, desde que obtenham uma média superior a 650 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Outro ponto central do programa é a alocação de professores em regiões com menor cobertura de profissionais. O modelo de seleção será inspirado no Mais Médicos, com a realização de seleções nacionais unificadas, permitindo que as redes municipais e estaduais contratem novos educadores em início de carreira.
Atualmente, a contratação de professores é feita por meio de concursos públicos organizados por cada estado ou município. O Mais Professores, por sua vez, também lançará uma plataforma dedicada a reunir cursos de formação continuada, contribuindo para a atualização e aprimoramento constante dos profissionais da educação.