Muitas vezes se faz treinamento por fazer, para desencargo de consciência, sem avaliação correta do porque
Por Jose Ribeiro *
APRESENTAÇÃO
Este informativo refere-se ao resumo de um Programa de Treinando no formato Workshop, cujo objetivo é preparar equipes de Alto Desempenho para exercutar suas Funções com dedicação e disciplina, contemplando o melhor aproveitamento do tempo, dos Talentos Humanos, recursos materiais e tecnológicos.
Treinamento fundamentado em práticas de mercado bem-sucedidas no desenvolvimento de equipes de Alto Desempenho em organizações dos mais diversos segmentos, considerando que o foco está direcionado para Talentos Humanos e processos.
DESENVOLVIDO EM 12 TRILHAS
- Para melhorar a competência das suas Equipes
- Disseminar informações
- Ganhar agilidade para aumentar a produtividade
- Reduzir custos e despesas
- Evitar ou eliminar gargalos operacionais
- Melhorar a performance da empresa no mercado hipercompetitivo
- Uniformizar e manter os padrões de qualidade
- Aumentar a lucratividade
- Melhorar a empregabilidade dos colaboradores
- Reter talentos
- Como atrair novos talentos
- Reduzir a rotatividade de pessoal
PORQUE FAZER TREINAMENTO
Treinar pessoas sempre foi e será uma necessidade permanente. Deveria integrar o Planejamento Estratégico de qualquer empresa para atingir os seus objetivos.
Só há uma coisa pior do que treinar colaboradores e eles partirem. É não treiná-los e eles permanecerem.
Henry Ford (Ford Company)
Capacite bem os seus colaboradores para que eles possam partir. Trate-os bem para que preferiram ficar
Charles Branson (Virgin Group)
Se você acha que o treinamento é caro. Experimente a ignorância
Dereck Bok (ex-reitor de Harvard)
PARA MELHORAR A COMPETÊNCIA DA SUA EQUIPE
O termo competência no sentido de “SABER FAZER”.
Alguém que sabe fazer deve assumir o compromisso de ensinar quem não sabe, cujo objetivo deve ser enfoque em métodos práticos, simulando contextos reais para deixar os colaboradores aptos para lidar com situações do dia a dia.
Treinamento deve começar pela Administração ou pelo menos com os donos e não pela base.
Além do mais não é recomendável treinar apenas funcionários de setores especializados. É recomendável segmentar o treinamento, mas deve contemplar colaboradores de todos os setores.
Podemos tomar como modelo a legendária CROTONVILLE, universidade corporativa da GE, primeira universidade corporativa do mundo, fundada em 1952 em New York, cujos “professores” são os próprios colaboradores, do presidente ao líder do chão de fábrica. Todos tem a oportunidade e o compromisso de repassar seus conhecimentos aos demais colaboradores que estão alguns degraus abaixo.
Vejam o que sugere a Pirâmide de Aprendizagem de William Glasser.
Como aprendemos e retemos conhecimento mais com a prática do que apenas expostos à teoria.
10% quando lemos
20% quando ouvimos
30% quando observamos
50% quando vemos e ouvimos
70% quando discutimos com outras pessoas
80% quando fazemos algo
95% quando ensinamos aos outros
Um indivíduo será competente na sua função se for treinado, capacitado para executá-la com liberdade para aperfeiçoar a execução e ele precisa saber o porquê de estar fazendo e como está fazendo para compreender que não é uma “uma mera imposição” da organização, mas porque esse é procedimento correto para atingirmos os resultados planejados. Mas precisa ser orientado sobre quais são esses resultados, porque na maioria das vezes, para os sócios ou o dono, um trabalho para duplicar o valor da empresa tem um significado intrínseco enorme, mas para os funcionários não tem valor nenhum.
Treinar pessoas para atender as necessidades dos Clientes deve ser precedido das necessidades do treinando, assim como treinar para atender bem os clientes, sem medir os resultados periodicamente, não saberemos se os resultados previstos foram atingidos.
Treinamento não pode ser a única providência para melhorar, principalmente quando se trata de atendimento pelo pessoal de linha de frente. Precisamos nos prevenir para evitar que o treinamento se transforme em “adestramento” fazendo do colaborador mais um robozinho falante e repetitivo, como tem ocorrido com frequência
DISSEMINAR INFORMAÇÕES
Treinar funcionário para se comunicar melhor com o cliente, sem criar mecanismos para melhorar a comunicação interna compromete os resultados e uma boa forma de iniciar um processo de disseminação de informações é via treinamento, com toda transparência. Os colaboradores precisam estar preparados para esse processo e cientes da sua importância para o desempenho de cada um e da empresa como um todo.
Para promover e manter essa homogeneidade, onde todos compreendam o que está acontecendo e falam a mesma linguagem, não basta a empresa implantar uma política de transparência, é necessário que haja comunicação nos dois sentidos. Se os colaboradores não estiverem preparados para compreender esse processo, será difícil atingir os resultados.
GANHAR AGILIDADE e PRODUTIVIDADE
Treinamento é o caminho para obter agilidade no trabalho, porque treinar é sobre atribuir competências aos colaboradores.
Eleva o moral da equipe e cria o ambiente ideal para obter o comprometimento necessário para prática do aprendizado contínuo e promove produtividade mantendo os padrões de qualidade.
Treinar aumenta a confiança e o prestígio da equipe perante a empresa e contribui com a prosperidade do negócio
REDUZIR CUSTOS E DESPESAS
Treinamento é sobre fazer mais com menos, gerando substancial redução de despesas, um dos itens que mais pesam na operação das empresas. Uma equipe bem treinada além de produzir mais, desperdiça menos!
Dica: Aproveite melhor os recursos disponíveis: Talentos Humanos, Tempo, Estrutura física, Equipamentos e produtos
EVITAR OU ELIMINAR GARGALOS
Precisamos aprender a selecionar as prioridades, senão muitas atividades que poderiam ser agendadas para depois acaba tomando precioso tempo sem o devido retorno.
Separar o que é:
- Importante e urgente
- Importante mas não urgente
- Não importante mas urgente
- Não importante e nem urgente
Antes do Treinamento é necessário avaliar os pontos fortes e fracos da empresa para detectar as áreas menos produtivas, que geram os “gargalos” comprometendo o desempenho de outros setores.
De posse dessas informações cuide de reforçar ainda mais os pontos fortes e não apenas remediar os pontos fracos. O treinamento deve priorizar manutenção dos setores produtivos e a correção dos setores improdutivos. Evitando dessa forma que o Programa, como um todo, fique comprometido.
MELHORAR A PERFORMANCE DA EMPRESA NO MERCADO HIPERCOMPETITIVO
Na medida que a competitividade aumenta é que vai se destacar as empresas que vão prosperar, das que vão estagnar ou fracassar. Competitividade não se faz baixando preços, mas criando diferencial. Adicionando valor aos produtos e serviços gerando valor para seus Clientes.
Para obter diferenciais competitivos, sua equipe deverá estar alinhada com os objetivos e os valores da sua empresa isso é sobre comprometimento com a empresa, com o cliente e com a equipe
UNIFORMIZAR E MANTER PADRÕES DE QUALIDADE
Não adianta fazer mais em menos tempo se não puder manter a qualidade.
Pressionados, os colaboradores poderão ser produtivos, mas só com treinamento adequando sua equipe irá aprender isso naturalmente. O treinamento vai confrontar a INGENUIDADE com a QUALIDADE.
Isso é despertar na sua equipe a consciência do dever. Treinamento é conscientização sobre qualidade dos serviços e o impacto que isso causa nos resultados da empresa.
Qualidade se faz com pessoas excelentes. Como diz o Sérgio Cortella, você deve fazer o seu melhor nas condições que você tem agora, enquanto você não tem condições melhores para fazer melhor ainda.
Pessoa excelente é uma questão de atitude e não precisa ser o melhor de todos, mas o melhor naquilo que faz.
Pessoas comuns fazem apenas a obrigação. Para essas pessoas a obrigação é ponto de chegada. Cumprem a obrigação e ponto final.
PESSOAS EXCELENTES fazem mais do que a obrigação. Para essas pessoas obrigação é ponto de partida e não de chegada.
Vejam o que a Bíblia diz sobre isso:
SERVOS INÚTEIS
Assim também vós, quando fizerdes tudo o que foi mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos somente o que devíamos fazer (Lucas 17, 10).
TRABALHANDO PARA CUMPRIR HORÁRIO
Por isso, se faço de boa mente, terei prêmio; mas se faço de má vontade, apenas uma dispensação me é confiada (I Coríntios 9, 17).
MELHORAR A LUCRATIVIDADE
VOCÊ SABIA ???
A lucratividade é inversamente proporcional à competitividade, mas pode ser diferente. Competindo com estratégias em vez de preços podemos manter a lucratividade por isso o treinamento deverá incutir na mente dos colaboradores algo parecido com uma escola de samba.
Os objetivos e valores dos colaboradores devem ser rigorosamente os mesmos da Diretoria:
TODOS DEVEM QUERER A MESMA COISA
MELHORAR A EMPREGABILIDADE DOS COLABORADORES
Isso é sobre permitir que a pessoa desenvolva melhor suas habilidades, além de não viver sob a auto pressão psicológica de que precisa ser infalível para não perder o emprego.
Quanto mais bem treinado o funcionário estiver, melhor sua empregabilidade Isso não significa que ela vai sair por aí a procura de novas oportunidades. Pelo contrário, quanto melhor a empregabilidade de uma pessoa, mais tranquilo ela vai trabalhar, partindo do pressuposto de que não precisa temer a perda do emprego e isso permitirá que ela desenvolva melhor suas habilidades.
COMO RETER TALENTOS
Peter Drucker dizia que toda organização tem que criar condições para DESENVOLVER TALENTOS.
Ele publicou um artigo na Harvard Business Review com o seguinte título: Eles Não São Empregados, São Pessoas.
Toda organização de sucesso, seja ela uma empresa, uma universidade ou uma grande agência sem fins lucrativos, é bem-sucedida porque levou pessoas comuns a fazer coisas extraordinárias.
Então e somente então você terá condições de MANTER realizadores. Eles gostam de realizar, e não vão permanecer a não ser que tenham essa oportunidade. Pessoas talentosas existem em todos os níveis, mas precisam de treinamento e oportunidades para desenvolver suas habilidades
Tripé para manutenção de funcionários talentosos:
- Treinamento
- Bom ambiente de trabalho
- Perspectivas de crescimento
Mas, sem oportunidade de desenvolvimento, as pessoas tendem a buscar outro lugar para trabalhar onde tenham essa condição.
COMO ATRAIR NOVOS TALENTOS
Uma pessoa talentosa é um grande trunfo em qualquer momento, mas principalmente em tempos de competitividade acirrada por mão de obra qualificada. Pessoas de talento não significa que nasceram sabendo tudo, precisam de treinamento para desenvolver seus talentos, ou seja adquirir competência.
Pessoas talentosas tem habilidade desde aprender melhor, mais rápido e reter conhecimentos. Pessoas talentosas valorizam mais as empresas que lhes proporcionam esse desenvolvimento.
AS 5 VERDADES SOBRE PESSOAS DE ALTO DESEMPENHO
- Toda pessoa precisa se sentir necessária
- Todos gostam de ser tratados como indivíduos
- Dar liberdade a alguém para assumir responsabilidade libera talentos que de outra maneira permaneceriam ocultos
- Um indivíduo sem informações não pode assumir responsabilidades
- Um indivíduo que recebeu informações não pode deixar de assumir responsabilidades
REDUZIR O “TURN OVER” (ROTATIVIDADE)
Isso melhora a imagem da empresa no mercado de trabalho em tempos de escassez de mão de obra qualificada.
As ações de retenção de talentos começam desde os processos seletivos. Contratando a pessoa certa é metade do caminho para garantir que o time se mantenha na empresa. Uma das razões da elevada rotatividade é a falta de adequação da pessoa à cultura da empresa ou à sua atividade.
Isso ocorre quando a empresa não pratica o ENDOMARKETING, não “vende” a empresa para o novo colaborador, antes do início da atividade.
De repente a empresa contratou uma pessoa de talento mas por não ter sido treinada adequadamente, acabou não assimilando suas funções e o trabalho tornou-se um fardo, improdutivo, levando-o ao desânimo. Crie oportunidades de desenvolvimento profissional. Bons colaboradores tendem a valorizar seu próprio crescimento profissional, estão sempre buscando se desenvolver e valorizam a empresa que oferece essas oportunidades.
Entenda as necessidades dos colaboradores. Procure entender suas necessidades e expectativas e o que eles realmente esperam na organização.
Incentive um ambiente de trabalho positivo
As vezes o profissional passa todo o processo seletivo animado, consegue ser contratado e, ao iniciar o trabalho percebe que o ambiente é desagradável com intrigas e fofocas, desestimulante.
Valorize e reconheça os funcionários
A falta de reconhecimento e valorização do seu trabalho, talvez seja uma das coisas mais frustrantes para um profissional talentoso.
Plano de carreira
Por mais que o colaborador ame trabalhar na organização que se encontra, chega um momento em que ele não vê mais possibilidades de crescimento, bateu no teto. E para não perder esses talentos ofereça novas oportunidades dentro da própria organização.
Interatividade entre colaboradores
A socialização é uma forma importante de promover interação entre a equipe, melhorar a retenção e fortalecer a cultura.
TREINAMENTO É SOBRE: Melhoria contínua, Trazer imagem positiva, Qualidade no atendimento aos clientes.
Influenciar decisivamente na imagem que a organização vai adquirir junto ao mercado
Treinamento gera melhores produtos ou prestação de melhores serviços
PARA REFLETIR
Para ser bem sucedido no trabalho é preciso assumir que a tristeza não é parte obrigatória do ato de trabalhar. Ficar triste com o trabalho é como ir para o inferno todos os dias. O modo ideal é trabalhar sorrir e cantar e ter consciência de que o ato de trabalhar não é a única coisa importante que se pode fazer numa empresa, tão importante quanto trabalhar é pensar e usar a inteligência no sentido de encontrar soluções novas.
Para pensar com produtividade é preciso ter consciência da própria inteligência e da própria capacidade de realizar.
Quem não gosta dos outros está sempre triste e quem não é solidário produz pouco. Quem não gosta do cliente não faz sucesso, afinal estamos num negócio de pessoas.

Consultor e Gestor de Treinamento há mais de 20 anos nas áreas Tributária, Fiscal, Trabalhista e Previdenciária.
Graduado em Administração com Pós-graduação em Gestão de Custos e MBA em Gestão Tributária
itde1@uol.com.br