“Os drones vão lançar pastilhas de tratamento nos locais que não conseguimos alcançar, como telhados altos e terrenos murados,” destacou o prefeito Sandro Mabel.
O prefeito Sandro Mabel liderou as ações realizadas por 87 Agentes Comunitários de Endemias, que visitaram mais de 2 mil residências na Região Leste da cidade no último sábado (11).
A iniciativa proporcionou serviços de limpeza, urbanização e assistência social à Região Leste da cidade, em colaboração com a Prefeitura de Senador Canedo.
Durante as visitas, foram identificados 101 focos do mosquito transmissor da dengue em casas da localidade. Em resposta, a gestão municipal está estudando a utilização de drones para combater as larvas do mosquito em locais de difícil acesso, como telhados, caixas d’água abertas, piscinas e carros abandonados. O prefeito Mabel ressaltou que os drones serão equipados para lançar pastilhas de tratamento nas áreas mais complicadas de alcançar. “Os drones vão lançar pastilhas de tratamento nos locais que não conseguimos alcançar, como telhados altos e terrenos murados,” destacou o prefeito Sandro Mabel.
No total, mais de 700 imóveis estavam fechados durante a operação no Jardim Novo Mundo. Apesar de 31 casos de dengue já terem sido confirmados em Goiânia em 2025, o Boletim Epidemiológico aponta que nenhum deles foi grave ou resultou em óbito. O secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer, fez um apelo à população: “A população também deve se mobilizar, pois, as residências são os principais locais de criadouro do mosquito por conta do acúmulo de água parada.”
Prevenção contra o Aedes aegypti
O Aedes aegypti não transmite apenas a dengue, mas também doenças como a Chikungunya e o Zika vírus. Para evitar a proliferação do mosquito, são recomendadas as seguintes ações:
- Evitar o acúmulo de água parada, especialmente em tonéis, caixas d’água e barris, mantendo-os bem tampados;
- Armazenar pneus em locais cobertos para evitar que se tornem criadouros;
- Limpar regularmente calhas, removendo galhos e folhas;
- Não deixar água acumulada sobre lajes;
- Encher os pratinhos de vasos de plantas com areia até a borda ou lavá-los semanalmente;
- Realizar a manutenção adequada de piscinas.
Essas medidas são essenciais para combater a disseminação do mosquito e proteger a saúde da população.
