Reconfiguração transforma fluxo entre Avenida Anhanguera e Rua P-25
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria de Engenharia de Trânsito (SET), iniciou na noite desta quarta-feira (23) a implementação de novo sentido de tráfego na Avenida 24 de Outubro. O trecho afetado, compreendido entre a Avenida Anhanguera e a Rua P-25 — região que dá acesso ao Estádio Antônio Accioly — passará a operar em mão única, com circulação no sentido da Rua P-25.
A alteração faz parte de uma estratégia de binarização viária, em que a Avenida Perimetral assume o fluxo inverso, funcionando de forma paralela e complementar ao novo traçado da 24 de Outubro. A medida visa reorganizar o trânsito local e reduzir conflitos de deslocamento.
Requalificação viária contempla sinalização e acessibilidade
Com 3,8 km de extensão, o corredor da Avenida 24 de Outubro está sendo submetido a um projeto de requalificação urbana que prevê não apenas a reordenação do tráfego, mas também a ampliação de vagas de estacionamento, melhorias em acessibilidade e modernização estrutural em uma das áreas comerciais mais tradicionais da capital.
A previsão é que até o final da madrugada desta quinta-feira (24), a sinalização esteja completamente instalada, com apoio de agentes de trânsito na orientação dos condutores.
Ajustes técnicos ampliam fluidez e segurança
Além da mudança de direção, o cruzamento entre a Avenida 24 de Outubro e a Avenida Independência terá o semáforo ajustado para operar com dois tempos — substituindo o modelo anterior de três estágios. Já foi construída, ainda, uma alça de retorno para facilitar a transição de quem trafega pela 24 de Outubro rumo à Avenida Perimetral.
Segundo o secretário de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu, todas as intervenções seguem um planejamento técnico minucioso. “Trata-se de um projeto estratégico, que vai trazer modernidade ao bairro, melhorar a fluidez e qualificar o ambiente urbano para comerciantes e consumidores”, afirmou.

Corredor viário ganha nova dinâmica urbana
O trecho que se estende entre a Alameda Progresso e a Avenida Tirol já foi reestruturado com sentido binário entre a Rua da Passagem e a 24 de Outubro. A reorganização contempla sentido único, novas vagas de estacionamento e reforço na sinalização horizontal e vertical.
Estão em curso ainda a reprogramação de 19 cruzamentos semafóricos com a instalação da chamada “onda verde”, que sincroniza os semáforos para reduzir paradas e otimizar o tempo de viagem. Rotatórias estão sendo removidas, ampliando a fluidez e minimizando pontos de retenção
