🚒 Atuação conjunta entre Amma, Defesa Civil e Bombeiros mira parques e terrenos baldios
Diante da intensificação da estiagem, a Prefeitura de Goiânia promove uma ofensiva preventiva contra incêndios em áreas urbanas, como lotes baldios e parques públicos. A iniciativa mobiliza a Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), a Defesa Civil Municipal e o Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMG) na execução de medidas estratégicas para conter possíveis focos de fogo em regiões consideradas vulneráveis.
“Estamos atravessando um período de estiagem muito forte, que favorece a propagação de incêndios. Nossa maior preocupação são os parques, por estarem em áreas urbanas. Além do dano ambiental, o fogo pode atingir residências vizinhas”, pontua o coordenador da Defesa Civil de Goiânia, Robledo Mendonça.
🚨 População é convocada a agir e denunciar riscos pelo 193 e 153
A administração municipal destaca o papel crucial da sociedade na contenção de queimadas. Além de evitar ações perigosas, como o descarte de lixo em chamas, os cidadãos devem acionar o Corpo de Bombeiros pelo número 193 ou denunciar situações de risco à Guarda Civil Metropolitana pelo 153.
“Incentivamos o engajamento comunitário para reportar focos e adotar comportamentos seguros. Intensificamos o patrulhamento com viaturas da Defesa Civil, GCM, Bombeiros e equipes da Amma para orientar e agir de forma preventiva”, acrescenta Mendonça.
🌿 Barreiras e caminhões-pipa ampliam proteção em áreas verdes
Nos parques da capital, a Amma atua com aceiros — faixas de solo limpo que impedem o avanço do fogo — roçagens e vigilância contínua. “No Jardim Botânico, deixamos um caminhão-pipa à disposição para agilizar a resposta a incêndios, já que a localização permite rápido deslocamento. Pedimos que os frequentadores evitem fogueiras e não descartem bitucas de cigarro nos nossos parques”, alerta o diretor de Áreas Verdes da Amma, Gustavo Cruvinel.
🧱 Lotes baldios: fiscalização, multas e exigências legais
Outra frente de atuação é a fiscalização de terrenos urbanos sem edificação. De responsabilidade da Secretaria Municipal de Eficiência (Sefic), a medida exige que os proprietários mantenham os lotes limpos, drenados e com vegetação abaixo de 40 cm, conforme determina o Código de Posturas do Município.
Aqueles que forem notificados terão oito dias para realizar a limpeza. Em caso de descumprimento, poderão ser multados em R$ 1 mil e obrigados a ressarcir os gastos da limpeza realizada pela Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg).
🌱 Prevenção como estratégia coletiva
“Com a cooperação entre o poder público e a sociedade, é possível evitar grandes prejuízos ambientais e garantir a segurança da população durante esse período crítico”, conclui Robledo Mendonça. “A prevenção é uma responsabilidade de todos”, reforça Cruvinel.
