Latest Posts

- Advertisement -
Click News

Latest Tweets

CidadesDestaqueGeral

Viaduto Lauro Belchior será inaugurado amanhã pelo prefeito Rogério Cruz

Viaduto Lauro Belchior, construído com objetivo de melhorar ligação de cerca de 30 bairros com Centro de Goiânia,, será inaugurado amanhã - Foto: Seinfra

Obra nasce com propósito de facilitar ligação de 30 bairros com Centro de Goiânia. Possui 20 metros de largura, quatro faixas de rolamento, passarelas para pedestres e entradas pelos setores Leste Universitário e Jardim Novo Mundo. Custo do projeto é de R$ 8,8 milhões. “É uma construção que melhora o trânsito e auxilia no desenvolvimento do comércio das regiões circunvizinhas interligadas pela nova estrutura”, afirma prefeito

Duas semanas depois de entregar o Complexo Viário da Avenida Jamel Cecílio, o prefeito Rogério Cruz inaugura, nesta sexta-feira (27/05), às 16h30, o Viaduto Lauro Belchior (também chamado de Viaduto da Enel). A obra passa sobre a BR-153, conecta o setor Leste Universitário ao Jardim Novo Mundo e, por ela, devem trafegar cerca de 2,5 mil veículos por dia. Vai facilitar a ligação de mais de 30 bairros com o Centro.“É uma construção que melhora o trânsito e auxilia no desenvolvimento do comércio das regiões circunvizinhas interligadas pela nova estrutura”, diz o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz. O custo do projeto é de R$ 8,8 milhões.

As entradas serão pela Rua 117, no Setor Leste Universitário, e pela Avenida Ribeirão Preto, no Jardim Novo Mundo. O motorista vai encontrar, logo à frente, uma superestrutura constituída por oito vigas metálicas de cerca de 54 metros de comprimento e altura de 2,5 metros cada, vão central de 41 metros e dois balanços adjacentes de 6,17 metros.

O viaduto tem 20 metros de largura, sendo duas pistas com largura de 7,5 metros cada, com quatro faixas de rolamento, e a passarela de pedestres em toda a sua extensão, com largura de 1,20 metros de cada lado, além do canteiro central de 1 metro. O peso total da estrutura metálica é de 301,7 mil kg.

Os bairros que serão beneficiados pela obra não contam com entradas viárias, a não ser pelas avenidas Anhanguera e Olinda, a uma distância de cerca de 3 km pela BR-153. “Por isso percebemos como é essencial essa intervenção”, diz o secretário de Infraestrutura, engenheiro Everton Schmaltz.

Mais números

Em média, 30 profissionais trabalharam diariamente na obra, cuja área total, entre viaduto e acessos, é de 14,8 mil m². No local, ainda foram gastos 825 metros cúbicos de concreto, e para o acabamento são 1.380 metros de meios-fios, além de 1.480 metros de calçadas acessíveis para os pedestres.

A rede de drenagem, completamente nova, é composta de 401 metros e oito bocas de lobo, que irão reforçar o sistema da região contra alagamentos e inundações em período de chuva. Já a iluminação, conta com 1.329 metros de rede elétrica, 34 postes de energia e 43 lâmpadas de LED, que são mais econômicas e eficientes em termos de luminosidade, proporcionando mais conforto para a população e beleza para a cidade.

Quem foi Lauro Belchior

A personalidade que empresta o nome ao viaduto é Lauro Belchior, médico e tenente-coronel da Polícia Militar que faleceu em 2019, em decorrência de um câncer.

Lauro graduou-se em medicina pela Universidade de Brasília (UnB). Trabalhou por 20 anos como intensivista e cirurgião-geral no Hospital Santa Genoveva, mas também atuou como médico holístico com habilitação em Medicina Ortomolecular e como especialista em Nutrologia.

Foi presidente e fundador da Sociedade Goiana de Medicina Ortomolecular, além de conselheiro da Associação Médica Brasileira de Oxidologia e criador do Centro Médico Dona Laura, que leva o nome de sua mãe.

Lauro Belchior é reconhecido por sua obra humanitária e social, materializada por atendimentos médicos gratuitos e apoio a programas assistenciais. Entre 2005 e 2012, o médico também foi presidente do Instituto Municipal de Assistência à Saúde (Imas) e do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Goiânia (IPSM).

 

 

Secretaria Municipal de Infraestrutura
Prefeitura de Goiânia

Deixe um comentário