Latest Posts

- Advertisement -
Click News

Latest Tweets

DestaqueSaúde

Vacinação em Trindade atinge mais de 94% da população imunizável com a primeira dose contra Covid-19

Foto: Divulgação

Percentual que já foi vacinado com uma dose em Trindade já se aproxima de 100% dos habitantes com 12 anos ou mais, aptos à imunização contra a Covid-19, quando no Estado foram aplicadas primeiras doses em 90,51% dos goianos com 15 anos ou mais (72,09% da população em geral). Dados refletem estratégia de vacinação que faz com que as doses sejam disponibilizadas imediatamente após serem entregues ao município pelo Ministério da Saúde

Levantamento da Prefeitura de Trindade aponta que o município já vacinou 94,17%, ou quase todos os 102 mil habitantes com 12 anos ou mais, imunizáveis com a primeira dose da vacina contra a Covid-19. A Prefeitura também avança na aplicação da segunda dose a cada remessa enviada para a cidade pelo Ministério da Saúde, através da Secretaria Estadual de Saúde.

O levantamento é do Grupo de Operações de Emergência em Saúde (GOE) da Prefeitura, criado para atuar na pandemia de Covid-19.

O percentual de vacinados com uma dose em Trindade é superior ao de vacinados com uma dose no Estado de Goiás, que era de 90,51% da população goiana com 15 anos ou mais (72,09% da população em geral) no dia 3 de novembro, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde.

O número de trindadenses imunizados com duas doses ou dose única, que chegou a 61,33%, também é superior ao do Estado, que está em 60% dos goianos.

No Brasil, dados do dia 2 de novembro apontavam 72,57% pessoas imunizadas com a primeira dose, e 54,05% brasileiros totalmente imunizados com a segunda dose ou a dose única.

Os dados positivos de Trindade refletem o esforço do município em manter postos ativos sempre que chegam novas doses, além de agilizar agendamentos ou até imunizar sem exigir agendamentos, tudo conforme a entrega de vacinas para a cidade.

A vacinação teve início em Trindade em 19 de janeiro de 2021. De lá para cá, 162.590 doses foram aplicadas na população, entre primeira, segunda e dose de reforço.

No próximo mês de dezembro o mundo completa dois anos de convívio com a epidemia de Covid-19. No Brasil, a primeira vítima fatal foi registrada em março de 2020.

Em maio, Trindade registrava o primeiro óbito, um mês depois de ter sido registrada a primeira pessoa infectada no município. Na época, Goiânia já registrava 39 contaminados.

Frentes de imunização

Atualmente, a vacinação no município acontece em diferentes frentes, para aplicação de primeira, segunda dose e doses de reforço.

Conforme o presidente do GOE, Cristiano Galindo, com a finalidade de aumentar ainda mais o número de pessoas imunizadas com a segunda dose, nesta quinta-feira (04/11) haverá vacinação também no parque Lara Guimarães na modalidade drive thru, e na UBS do Jardim das Oliveiras, das 8h às 16h, com agendamento pelo aplicativo “Trindade com Você” e disponível também no site oficial da prefeitura (www.trindade.go.gov.br).

Na quarta-feira (03/11) ocorreu aplicação agendada da segunda dose da Coronavac e Astrazeneca, à noite, no Parque Lara. De dia, houve vacinação com a segunda dose da Pfizer na UBS do Jardim das Oliveiras.

Ainda na quarta, começou também a aplicação da dose de reforço sem agendamento, voltada aos trabalhadores da Saúde e às pessoas com 60 anos ou mais que tinham tomado a segunda dose há 6 meses, nos dois casos, e para imunossuprimidos que tomaram a segunda dose há pelo menos 28 dias.

Essas doses de reforço estarão disponíveis enquanto perdurar o estoque entregue, e serão aplicadas sem agendamento, de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h nas UBSs do Laguna Park, Vila Redenção e Santuário Novo, na Região Central, e nas UBSs da Região Leste, nos setores Bela Vista, Pontakayana e Palmares. É necessário apresentar o Cartão de Vacinação.

No caso do Jardim das Oliveiras também será aplicada nesta quinta (04/11), a primeira dose para quem tem 12 anos de idade ou mais, e que agendaram. O atendimento será das 8h às 16h.

Já na sexta-feira (05/11) haverá a aplicação de primeira dose no Céu das artes, das 9h às 14h, com agendamento, para 12 anos de idade ou mais.

 

 

Agência Municipal de Comunicação de Trindade

Deixe um comentário