Latest Posts

- Advertisement -
Click News

Latest Tweets

DestaqueGeral

Vacinação antirrábica começa nesta segunda-feira e terá drive-thru em Goiânia; veja locais

Vacinação antirrábica começa nesta segunda-feira e terá drive-thru em Goiânia, Goiás — Foto: SMS/Divulgação

Por conta da pandemia, a imunização será em fases. A 1º fase da vacinação será na região Central e Sul até dia 26 de setembro.

 

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia inicia a Campanha de Vacinação Antirrábica para cães e gatos na segunda-feira (14) e vai até dia 26 de setembro em cinco locais da região Sul e Central da capital (confira os endereços ao fim da reportagem). A vacinação será das 9h às 16h e poderá ser feita para pedestres e também em drive-thru.

A vacina é gratuita e pode ser aplicada em cães e gatos a partir de três meses de idade. Os responsáveis pelos animais deverão usar máscara de proteção nos locais de vacinação.

Segundo a secretaria, por conta da pandemia, a imunização será dividida em fases e não haverá dia “D” de vacinação. Com isso, a campanha acontece até dia 11 de dezembro. Os locais de imunização para os animais segue protocolos de segurança contra Covid-19.

De acordo com o Centro de Zoonoses, Isaías de Araújo a vacina é importante a prevenção da raiva animal e humana. Ao vacinar o animal, a pessoa protege seu pet e também sua família.

A campanha se inicia na região Central e Sul e depois seguirá nas regiões Norte, Leste, Oeste, Noroeste e Sudoeste. Durante toda a campanha haverá um posto fixo de vacinação na diretoria de Vigilância em Zoonoses, localizado na Rodovia GO-020, Km 08, Setor Vale das Pombas, em Goiânia.

Locais de vacinação nas regiões Sul e Central:

Dias 14 a 26 de setembro (exceto domingos):

  • Parque de Exposições no Setor Nova Vila (drive-thru e pedestre) – Rua 250, nº. 70-462 – Setor Nova Vila;
  • CEMEI João Paulo I no Jardim América (pedestre) – Av. C-106, Qd. 415 L-5 – Jardim América;
  • Jardim Botânico (drive-thru e pedestre) – Av. Botafogo no Setor Pedro Ludovico.

Já nos dias 19 a 26 de setembro, exceto domingos, haverá vacinação para pedestres na Escola Municipal Jesuina de Abreu no Parque Amazônia e na Escola Municipal Dona Belinha na Vila Izaura. Os horários ainda serão definidos. Casos de raiva

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que o último caso de raiva humana em Goiânia foi em 1999 e o último de raiva canina no ano de 2000.

Por não haver mais registros após essas datas, as campanhas de vacinação antirrábica deixaram de ser realizadas nos anos de 2011, 2015 e 2019. A última foi em 2018 e ao todo, foram vacinados 163.746 cães e gatos.

Com G1 GO

2 Comentários

Deixe um comentário