Uns vão a pé outros de carro de boi. Destino: Festa do Divino Pai Eterno, em Trindade!

A Festa do Divino Pai Eterno começa no próximo dia 24, em Trindade, mas romeiros e carreiros já estão percorrendo centenas de quilômetros, a pé ou em carros de boi, para pagar promessas e participar da programação. São esperadas 5 milhões de pessoas durante o evento, que vai durar 10 dias. Nos dois anos anteriores, a Festa do Divino foi realizada de forma virtual por causa da pandemia da Covid-19.
Os carreiros começam a se preparar meses antes da festa. Ajustes no carro de boi, treinamento dos animais levam tempo, mas são muito importantes para que a viagem seja feita sem problemas.
“No primeiro dia os animais podem dar um trabalhinho, mas, no segundo dia, já está mais tranquilo, vai amaciando”, disse o carreiro Edmar Pacheco.
Há 60 anos, o carpinteiro João Modesto cuida da manutenção dos carros de bois para que nada saia errado. “Se colocar uma madeira que não presta, que é muito dura, [o carro de boi] não canta não. Tem que ter uma madeira macia. Quanto mais macia, melhor”, disse.
A família de Edmar deve ficar seis dias na estrada. Eles saem de Turvânia e vão a Trindade, percorrendo cerca de 70 km.
Em Rio Verde, duas mulheres decidiram percorrer mais de 200 km a pé até a capital goiana da fé. Salmirene Maria de Souza faz o caminho há 20 anos, após pedir proteção para a cirurgia de um sobrinho. Este ano, está acompanhada de uma amiga no percurso.
A filha dela, Michele Daiane, acompanha a mãe, seguindo de carro e dando apoio, como água e comida. “Eu tiro o chapéu para ela, porque com 68 anos e fazer isso, eu tiro o chapéu mesmo”, disse.
Para acompanhar a festança com segurança e tranquilidade, a Prefeitura de Trindade pede que os visitantes coloquem em dia as vacinas contra Covid-19 e gripe antes de ir à Festa do Divino. A administração municipal orienta ainda que os idosos e quem tem alguma comorbidade usem máscara facial nos ambientes fechados e caso entrem em alguma aglomeração.
Da Redação do Click News