A gripe H1N1 já se espalha por mais de dez Estados do país neste ano. O alto número de infectados antes mesmo do inverno assustou famílias de todo o Brasil e deu início a uma corrida por vacinas, remédios e muito álcool em gel para tentar evitar a doença.
Por Maria Júlia Marques
Do UOL, Em São Paulo
Todo o receio com a gripe A começou em 2009, quando o vírus apareceu pela primeira vez e pouco se sabia sobre ele. Nesta época, a doença se espalhou pelo mundo rapidamente e infectou mais de 50 mil pessoas, causando cerca de 2.000 mortes.
Após sete anos, médicos afirmam que não é preciso entrar em pânico, uma vez que a ciência conseguiu estudar a influenza A e criar remédios e vacinas para tentar controlar a doença. “Desde sua primeira aparição estamos observando o H1N1, agora temos boas armas para prevenir o contágio, tratar e combater o vírus. É preciso manter a calma e seguir o tratamento”, afirma Francisco Mazon, pneumologista da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia e professor da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo).
Entenda a gripe A e se proteja contra o vírus

O que é a gripe H1N1?

Os sintomas são diferentes da gripe comum?

Como se pega o H1N1?

Se estiver doente, quando posso transmitir o H1N1?

Quem corre mais riscos com a doença?

Quando preciso ir ao hospital?

Existe um teste para comprovar que estou com gripe A?

Preciso fazer o teste?

Como é o tratamento?

É preciso usar máscaras descartáveis?

Como posso me prevenir?

Existe vacina contra o H1N1?

Quando posso tomar?
