Latest Posts

- Advertisement -
Click News

Latest Tweets

DestaqueGoiânia

Tesouro Nacional aponta que gestão fiscal de Goiânia é uma das melhores do país

Foto: Divulgação

Goiânia recebeu nota B na análise da Capacidade de Pagamento dos entes federativos, aparecendo no cenário nacional como uma das melhores situações fiscais entre todas as capitais
Os dados foram divulgados pela Secretaria do Tesouro Nacional na última semana da análise da Capacidade de Pagamento de Estados e Municípios (Capag), que colocou Goiânia entre as dez capitais com melhor gestão fiscal do país. O município manteve a nota B na avaliação, o que representa alto nível de equilíbrio nas contas públicas, além de permitir a contratação de empréstimos com o aval da União.

De acordo com a secretária de Finanças da Prefeitura de Goiânia, Zilma Peixoto, o resultado atesta os avanços da administração no ajuste das contas e promoção da sustentabilidade financeira do município.
“O prefeito sempre esteve muito atento à responsabilidade fiscal e tem atuado com austeridade. Na Secretaria de Finanças, nós fazemos um acompanhamento rígido do fluxo de caixa semanalmente, para manter o equilíbrio entre receitas e despesas”, disse. “Também estamos avançando em inteligência fiscal, com a modernização dos nossos sistemas, para ampliar o combate à sonegação e a eficiência dos nossos serviços”, completou a secretária.

A Campanha  é divulgada anualmente e acompanha a evolução das finanças dos entes federativos, levando em consideração os resultados dos últimos três exercícios fiscais. O indicador faz um panorama da situação fiscal com base no endividamento, índice de liquidez e poupança corrente de estados e municípios para embasar a concessão de empréstimos.

Até 2018, a capital estava avaliada com nota C na Capag e era proibida de contratar novas operações de crédito com aval da União por representar alto risco para o Tesouro Nacional. Nos últimos anos, a situação foi revertida e Goiânia tem se mantido no topo da tabela.
“Hoje, nós temos muita tranquilidade em dizer que todas as obras da Prefeitura até o fim da atual gestão já tem os recursos disponíveis. Nós também já temos uma previsão do que vai entrar e do que será gasto até dezembro. Então, os resultados desse trabalho  de saneamento das contas públicas são visíveis por toda a cidade”, contou a auxiliar do prefeito Iris Rezende.

 

 

Por Redação do Click News

Mariana
the authorMariana

Deixe um comentário