Latest Posts

- Advertisement -
Click News

Latest Tweets

DestaquePrefeitura de Goiânia

SMS inicia vacinação contra gripe em Goiânia nessa terça-feira, 12/04

Foto: Reprodução/SMS

A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) deu inicio nesta segunda-feira (12), a vacinação contra a gripe, na Capital, em crianças, gestantes, puérperas, indígenas e trabalhadores da saúde em unidades que não estejam aplicando as doses contra a Covid-19.

O secretário de saúde, Durval Pedroso, ressalta que as pessoas que já receberam a dose da vacina contra a Covid-19 precisam aguardar o prazo de 14 dias para se vacinar contra a gripe. Além disso, se a pessoa for do grupo de prioridade da vacina contra a Covid-19, essa deve ser ministrada primeiro.

A SMS ressalta que a vacinação contra a gripe é importante para evitar complicações, internações e a mortalidade decorrente das infecções causadas pelo vírus da gripe. Além disso, é necessária para evitar sobrecarga nos sistemas de saúde neste período de pandemia.

Na primeira fase da campanha, serão contemplados os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. A expectativa da SMS é vacinar 100.340 crianças, 15.844 gestantes, 2.604 puérperas e 77.383 trabalhadores da saúde.

As crianças serão atendidas por faixa etária, já as gestantes, puérperas e indígenas por demanda espontânea. Os trabalhadores da saúde dos hospitais de grande porte que atendem pacientes com síndrome respiratória aguda (Srag) serão vacinados nos seus locais de trabalho e os demais profissionais em postos determinados pela SMS, por meio de agendamento no aplicativo Prefeitura 24 Horas.

Os bebês a partir de 6 meses de idade podem tomar a vacina contra a gripe. Ela é contraindicada para aqueles que tiveram alergia grave a doses anteriores e a ovos e a pessoas com febre, sintomas gripais ou da Covid-19. Já os portadores da síndrome de Guillain-Barré precisam de autorização por escrito do médico.

Confira o calendário de vacinação:

  • 12 a 16/04 – Crianças de 6 meses a 2 anos, gestantes, puérperas e indígenas
  • 19 a 23/04 – Crianças menores de 4 anos, gestantes, puérperas e indígenas
  • 26 a 30/04 – Crianças menores de 5 anos, gestantes, puérperas e indígenas
  • 03 a 10/05 – Crianças menores de 6 anos, gestantes, puérperas e indígenas

Trabalhadores de saúde:

  • 12 a 16/04 – Trabalhadores da saúde dos hospitais de grande porte que realizam internações para influenza e síndrome respiratória aguda grave;
  • 19/04 a 10/05 – Demais trabalhadores da saúde em que a vacinação será realizada por agendamento no aplicativo de celular Prefeitura 24 Horas.

 

 

Da Redação do Click News
Mariana
the authorMariana

Deixe um comentário