Latest Posts

- Advertisement -
Click News

Latest Tweets

DestaqueGoverno de Goiás

Semana do Artesão Goiano acontecerá de 15 a 19 de março em ambiente virtual

Semana do Artesão em ambiente virtual é uma alternativa para prestigiar, contribuir e valorizar o avanço do trabalho artesanal produzido no Estado (Foto: divulgação)

Semana do Artesão em ambiente virtual é uma alternativa para prestigiar, contribuir e valorizar o avanço do trabalho artesanal produzido no Estado

 

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Retomada, realiza, de 15 a 19 de março, a Semana do Artesão Goiano. A programação inclui webinares, palestras e consultorias sobre artesanato, com todas as atrações realizadas de forma on-line, pelo canal da Retomada no YouTube. A iniciativa é realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura (Secult), o Gabinete de Políticas Sociais (GPS), os  Colégios Tecnológicos do Estado de Goiás (Cotec), a Goiás Turismo e a GoiásFomento.

Para o secretário da Retomada, César Moura, a realização do evento demonstra a atenção do governador Ronaldo Caiado e da primeira-dama Gracinha Caiado para com o desenvolvimento do artesanato goiano. “Proporcionar uma programação variada, gratuita e 100% on-line aos artesãos de Goiás é a comprovação do cuidado, do reconhecimento e do respeito que o governador e a primeira-dama têm por este setor, tão afetado pela pandemia de Covid-19”, destacou César.

De acordo com o também secretário interino da Secult Goiás, promover a Semana do Artesão em ambiente virtual foi uma alternativa encontrada para prestigiar e contribuir para a valorização, o avanço e o reconhecimento nacional e internacional do trabalho artesanal produzido no Estado.

Programação

A abertura está marcada para segunda-feira (15/03), às 9h, com o lançamento de um selo postal comemorativo do artesanato goiano, envolvendo a Retomada, GPS e os  Correios. Em seguida, o público poderá conferir uma série de webinares, palestras e consultorias gratuitas oferecidas pelo Sebrae nas áreas de crédito, cooperativismo, empreendedorismo, capacitação, mídias sociais, economia criativa, entre outros. A programação completa pode ser conferida abaixo, no site da Retomada (retomada.go.gov.br), ou pelas redes sociais (@retomadagoias).

Convidados

Para comandar as palestras, rodas de bate-papo, webinares e consultorias, a Secretaria da Retomada convidou um grupo de profissionais das mais diversas áreas envolvidas com o artesanato, vários deles de renome internacional. Entre os convidados, estão a coordenadora do Fórum de Gestores de Cultura das Instituições de Ensino Superior (Forcult), Flavia Cruvinel; o coordenador-geral de Empreendedorismo e Artesanato no Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), Fábio Silva; a especialista em Gestão de Política Cultural, Mercês Parente; o gestor de projetos de Economia Criativa e Cidades Criativas, Décio Coutinho; o designer e referência mundial em design social, Giulio Vinaccia; a especialista em desenvolvimento sustentável, Malba Trindade; a vice-presidente da Cooperativa dos Artesãos de Goiás (Cartago), Maria do Cerrado, entre outros.

Servidores da Secretaria da Retomada também vão participar como palestrantes, como o superintendente de Profissionalização, Thiago Pena; a gerente do Artesanato, Miriam Pires; a gerente de Cooperativismo, Rhaquel Liegem; e o gerente de Desenvolvimento de Áreas Vulneráveis, Rafael Sôffa.

Certificados

Para receber o certificado de participação no evento, o interessado precisa escrever seu nome completo e e-mail no chat do YouTube da Secretaria da Retomada

Para receber o certificado da palestra do Sebrae “Como Definir Preço de Venda para Artesanato”, na terça (16), das 9h às 11h, é preciso se inscrever por esse link.

Para receber o certificado da palestra do Sebrae “A importância das mídias sociais na divulgação e comercialização dos produtos artesanais”, na sexta (19/03), das 9h às 10h, é necessário se inscrever neste link .

Para Consultoria Remota com agendamento, só fazer a inscrição no link bit.ly/AtendSeb ou Central de Relacionamento 0800 570 0800

Consultoria:

Segunda-feira (15/03)

Semana do Artesão – Acesso ao Crédito (14h às 18h) – Consultor Dawton

Terça-feira (16/03)

Semana do Artesão – Serviços Financeiros – (14h às 18h) – Consultor Ely

Quarta-feira (17/03)

Semana do Artesão – Marketing e Vendas (14h às 17h) – Consultora Marlene

Quinta-feira (18/03)

Semana do Artesão – Formalização MEI (14h às 18h) – Consultora Cleonice

Sexta-feira (19/03)

Semana do Artesão – Negócios Digitais (14h às 17h) – Consultora Adriane

Também integram o time de parceiros da Semana do Artesão Goiano: o Sebrae, o Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), que é gerido pela Subsecretaria de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas, Empreendedorismo e Artesanato da Secretaria de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação, do Ministério da Economia; os Correios; a OCB/GO; a Cooperativa dos Artesãos de Goiás (Cartago); o Senar; o Instituto Federal de Goiás; e a Universidade Federal de Goiás (UFG).

Programação da Semana do Artesão Goiano:

Segunda-feira (15/03)

9h às 10h – Abertura oficial e lançamento do Selo Postal Comemorativo do Artesanato Goiano (Secretaria da Retomada, Gabinete de Políticas Sociais (GPS) e Correios)

10h às 11h – Microcrédito e Capacitação para o Artesanato (GoiásFomento e Thiago Pena (Cotec)

11h às 12h – Importância do Cooperativismo no Artesanato (OCB/GO, Retomada e Cartago)

12h às 18h – Consultoria sobre empreendedorismo (Sebrae)

Terça-feira (16/03)

9h às 12h – Webinar: Como Definir Preço de Venda para Artesanato (Sebrae)

12h às 18h – Consultoria sobre crédito (Sebrae)

Quarta-feira (17/03)

9h às 10h – Ações do Programa do Artesanato Brasileiro para 2021 (Fábio Silva, do PAB)

10h às 12h – Atividades do Senar para o Artesanato e Mini Oficina de Biojoias (Renildo e Elza, do Senar)

12h às 18h – Consultoria sobre Mídias Sociais (Sebrae)

Quinta-feira (18/03)

9h às 10h – Políticas Culturais e Processos de Ensino e Aprendizagem em Artesanato

(Flavia Cruvinel, da UFG, e Renata Falleti, do IFG)

10h às 11h – Identidade e Sentimento de Pertencimento (Miriam Pires, da Retomada, e Graça Leal)

11h às 12h – Indicação Geográfica e Territórios Criativos (Décio Coutinho e Ana Cláudia Oliveira)

12h às 18h – Consultoria sobre Formalização do artesão (Sebrae)

Sexta-feira (19/03)

9h às 10h – Webinar: A Importância das Mídias Sociais na Divulgação e Comercialização dos Produtos

Artesanais (Sebrae)

10h às 11h – Artesanato no Contexto da Economia Criativa: Dimensão e Tendências

(Mercês Parente e Nilza Brito)

11h às 12h – Design e Iconografia na Produção Artesanal (Giulio Vinaccia / Malba Aguiar)

12h – Encerramento com Exibição de vídeo sobre o artesão Juão de Fibra (Secretaria da Retomada)

12h às 18h – Consultoria (Sebrae)

 

Fonte: Secretaria da Retomada-GO

 

Deixe um comentário