Latest Posts

- Advertisement -
Click News

Latest Tweets

DestaqueGoiásSaúde

Secretaria de Estado da Saúde deu início a testagem em crianças e adolescentes nessa terça-feira, 06/04

Foto: Claudivino Antunes/Divulgação

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) iniciou nessa terça-feira (6), uma testagem para detectar a Covid-19 em crianças e adolescentes. A testagem está sendo feita em pessoas de  2 a 18 anos, gratuitos no drive-thru montado no Campus V da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), em Goiânia.

Os testes podem ser feitos das 8h às 19h até sexta-feira (9). Já no sábado (10) a testagem acontece das 8h às 12h. Não é necessário agendar o exame. Os interessados não podem apresentar sintomas de Covid-19. Eles devem comparecer ao local acompanhados de pais ou responsáveis e apresentar documento de identificação.

Antes do teste, as crianças e os adolescentes passam por uma triagem. Depois, devem preencher um Termo de Assentimento Livre e Esclarecido, direcionado aos menores de idade, ou um Termo de Consentimento, no caso dos adolescentes com 18 anos e dos responsáveis pelas crianças.

O governo estima realizar 5 mil exames gratuitos ao longo da semana. O resultado deve ser liberado em cerca de 20 minutos e, caso seja positivo, a pessoa será encaminhada, de imediato, para outra triagem, para que seja feito um teste de antígeno rápido, coletado por meio de swab nasal (cotonete).

A amostra será coletada por meio de um furo na ponta do dedo, para que se obtenha uma gota de sangue para análise. Além de identificar a infecção pelo coronavírus, o exame nas crianças e adolescentes pretende descrever as características sociais, demográficas e epidemiológicas dela. O objetivo é analisar os fatores associados à contaminação pelo vírus e realizar o rastreamento de contato para os casos positivos.

 

Por Redação do Click News
Mariana
the authorMariana

Deixe um comentário