Latest Posts

- Advertisement -
Click News

Latest Tweets

CidadesDestaqueGeral

Rogério Cruz destaca avanços do primeiro ano de gestão e as perspectivas para 2022

Fotos: Jackson Rodrigues

Prefeito recebeu imprensa em coletiva para balanço anual no Paço Municipal

 

O prefeito Rogério Cruz recebeu, na manhã desta quarta-feira (22/12), a imprensa para balanço anual da gestão. Além de responder a perguntas sobre as principais ações do primeiro ano de governo, o gestor municipal pontuou o que já foi cumprido no plano de governo, andamento de obras importantes para a capital, além das perspectivas para o ano que vem.Rogério Cruz passou por pontos da administração, como enfrentamento à pandemia, transporte público, Novo Código Tributário Municipal, transparência e investimentos na Educação. Também ressaltou a importância da participação do goianiense nas políticas públicas, como no Plano de Mobilidade. “Na mobilidade, por exemplo, é fundamental ouvir o povo, uma vez que quem faz uso das vias e meios de transporte são as pessoas”, salientou.

Questionado sobre o andamento das obras da capital, especialmente o Corredor BRT Norte-Sul, o prefeito da capital reconheceu ser uma obra que se estende desde 2015 e, consequentemente, com inevitáveis alterações nas condições do contrato. Quadro agravado pela pandemia que, além do próprio ajuste de valores, acarretou na interrupção do fornecimento de insumos para a construção civil.

Nisto, encontram-se entraves relacionados à Lei 8.666/2013, a Lei das Licitações, cujo limite de aditivo aos contratos é de 25%. Fato que nem sempre corresponde ao valor real da obra, o que se torna um desafio para a gestão pública, especialmente relacionada a grandes obras, como o BRT Norte-Sul. Afinal, cada fator impeditivo é preponderante na continuidade das obras

“Com a notícia de que a empresa responsável por parte da obra sairá do projeto, existem trâmites que devem ser cumpridos para garantir a lisura das ações. Agora, precisamos prosseguir com  o distrato e, posteriormente, abrir nova licitação para continuidade da obra”, esclareceu.

Fotos: Jackson Rodrigues

Transparência

Rogério Cruz salientou o compromisso da gestão com a transparência, sob o ponto de vista da atualização constante das informações pelas vias digitais oficiais. “Porém, por mais que utilizemos tecnologia avançada, essa não para e precisamos sempre acompanhar este processo de atualização. Nosso maior desafio, hoje, é fazer com que a informação chegue lá na ponta, a quem não têm acesso aos meios tecnológicos. Por isso, estamos criando condições para que o conhecimento do que a Prefeitura faz seja acessível a todas as pessoas”, frisou.

Transporte

Além de projeto para requalificação da Avenida Anhanguera, Rogério Cruz esclareceu que não haverá aumento de tarifas do transporte público para o ano que vem. Com o novo sistema de transporte, a ideia é manter a tarifa de R$ 4,30, mas para quem faz percurso de até 5km, pagará metade deste valor, ou seja, R$ 2,15. Trata-se de um projeto pronto que já está sob avaliação do governo estadual. Também, a ampliação e requalificação da frota.

IPTU

O IPTU integra um projeto maior, que é o Novo Código Tributário Municipal (CTM). Rogério Cruz salientou a justiça social, de forma que o valor cobrado pelo imposto seja ajustado conforme o valor venal, ou seja, de acordo com os respectivos imóveis. Também, esclareceu os cálculos do imposto para o ano que vem.

Balanço e perspectivas

Chegando ao final do primeiro ano de gestão, Rogério Cruz faz balanço positivo das ações executadas. “O primeiro ano foi de projetar e começamos a cumprir com o Plano de Governo já no início do mandato. No cunho social, por exemplo, tivemos o Renda Família, o IPTU Social, o Renda Família +Mulher, além de projetos em execução na Educação”, elencou, complementando a continuidade de obras iniciadas ainda na gestão passada.

Ainda, as ações de enfrentamento à pandemia e o sucesso da campanha de vacinação contra a Covid-19, inclusive estratégias mais recentes, no caso, a vacinação itinerante. “Somente com as vans da vacinação, aplicamos mais de 13 mil doses, ampliando a proteção de nossa população ao fazer a vacina chegar mais perto”, celebrou. Ainda na área da Saúde, frisou a entrega de unidades de saúde nas regiões Leste e Noroeste.

“Entregamos duas na região Noroeste e estamos prestes a inaugurar outra no Conjunto Riviera. Mas, graças a recursos provenientes de emendas parlamentares, construiremos mais 13 unidades básicas de saúde, favorecendo o atendimento à população”, informou.

Rogério Cruz destacou a apresentação de projetos ao Governo Federal, incluindo a construção de pontes, ainda que de curta extensão, para interligação dos bairros da capital e melhorar a fluidez do trânsito. Também, o recebimento de 30 ônibus escolares, que vão possibilitar o transporte dos alunos de instituições municipais localizadas a longa distância.

Clique aqui e confira o Balanço da Gestão 2021

 

Por Luciana Gomides, da Diretoria de Redação

Deixe um comentário