Latest Posts

- Advertisement -
Click News

Latest Tweets

DestaqueEleições 2022Política

Real Time Big Data: Caiado volta a crescer e lidera com 53% das intenções de voto

(Foto: Divulgação)

 

Divulgada nesta quinta-feira, nova rodada de pesquisa encomendada pela TV Record confirma tendência de reeleição do atual governador no 1º turno

Às vésperas da realização do 1º turno das eleições, o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) mantém ampla vantagem sobre os concorrentes deve conquistar a reeleição para o governo de Goiás no próximo domingo, em 2 de outubro. Os números da pesquisa Real Time Big Data, contratada pela TV Record e divulgada nesta quinta-feira (29/09), apontam o crescimento das intenções de voto do atual governador.

Caiado lidera com 53% das intenções de voto na pesquisa estimulada, 33 pontos porcentuais a mais que Gustavo Mendanha (Patriota), que alcança 20% das indicações. Na comparação com a rodada anterior, divulgada em 15 de setembro, o governador cresceu cinco pontos porcentuais (tinha 48%), enquanto o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia seguiu estagnado com os mesmos 20%.

Em terceiro lugar, o deputado federal Major Vitor Hugo (PL) tem 10%, mesmo porcentual de duas semanas atrás. Wolmir Amado (PT) alcança 6%, com oscilação de apenas um ponto (tinha 5%). Cintia Dias é lembrada por 1%. Os demais candidatos não pontuaram. Brancos e Nulos somam 5%, mesmo porcentual de indecisos.

Estratificada

Com a ampla vantagem, o governador Ronaldo Caiado lidera em todas as regiões do Estado. A estratificação dos números da Real Time Big mostra que o candidato à reeleição tem seu melhor desempenho nas regiões Norte e Noroeste do Estado (57% das intenções de voto). Caiado também lidera no Sul, com 56%; no Centro goiano, com 55%; nas cidades do Entorno do Distrito Federal, com 54%; e em Goiânia, com 46%.

Mendanha tem 29% das intenções de voto na Capital e no Centro do Estado, que inclui a cidade em que foi prefeito. O ex-prefeito tem os piores desempenhos no Entorno do DF, com apenas 8% (atrás de Vitor Hugo, com 12%); e no Sul, com 13%, empatado com candidato do PL.

Votos válidos

A Real Time Big Data calculou os votos válidos, excluindo brancos, nulos e eleitores indecisos. Nesse cenário, o governador Ronaldo Caiado lidera com 59% das intenções de votos válidos. Em segundo, Gustavo Mendanha fica com 22%.

Em votos válidos, a distância entre Caiado e Mendanha é de 37 pontos porcentuais. Em terceiro lugar na pesquisa, Major Vitor Hugo atinge 11% dos válidos. Wolmir Amado, em quarto, chega a 7%; e Cintia Dias, 1%.

Espontânea

A Real Time Big Data fez também a simulação espontânea sobre a disputa pelo governo de Goiás. Faltando apenas três dias para a eleição no 1º turno, o cenário é de consolidação das intenções de voto. O governador Ronaldo Caiado lidera com 42%, mesmo sem os nomes dos candidatos tenham sido apresentados.

Em segundo, Gustavo Mendanha alcança 15% na espontânea. Na sequência, Major Vitor Hugo tem 7% e Wolmir Amado, 2%. Outros nomes somam 3%. Dos entrevistados, 25% não escolheram nenhum candidato, enquanto 6% indicam que irão anular ou votar em branco.

A Real Time Big Data realizou 1000 entrevistas entre os dias 27 e 28 de setembro e tem margem de erro máxima de 3 pontos porcentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com o protocolo GO-065595/2022.

 

 

 

Da Redação

Deixe um comentário