Latest Posts

- Advertisement -
Click News

Latest Tweets

Gastronomia

Quer emagrecer? Descubra mitos e verdades de alguns alimentos

Você decide perder alguns quilinhos e logo muda seus hábitos alimentares. Nessa hora, o que muitos dizem é que a vontade por doce sempre vem e acabam substituindo as guloseimas por frutas. Além disso, substituem refrigerantes por sucos de caixinha ou por chás industrializados. Há também quem deixe de jantar para consumir sopas instantâneas. Mas você sabia que todas essas trocas, na verdade, podem ser ciladas para a sua dieta?
Vivemos em uma época, explica a nutricionista comportamental Patrícia Cruz, que – de tempos em tempos – algum alimento é considerado o vilão da balança. “Alguns podem ser saudáveis, mas isso não significa que não engordam se consumidos em excesso”, explica a nutricionista Patrícia Cruz. Por essa razão é sempre importante saber quais alimentos saudáveis que também podem engordar.
Então, é preciso muito cuidado. Uma boa dica, sugere a especialista, é sempre fazer duas perguntas antes de agregar ou excluir determinado alimento das nossas refeições: “É saudável para quem e para o que?”.
“Muitas vezes, somos enganados por alimentos ditos ‘saudáveis’, mas que escondem várias pegadinhas na sua composição”, reforça a nutricionista do Vigilantes do Peso, Gabriella Gachet.
Para te ajudar a montar um cardápio saudável e sem vilões para a sua dieta, as duas experts em nutrição compartilham a seguir uma lista com vários alimentos. Em cada um, elas orientam se vale a pena ou não consumi-los.
Slide 2 de 16: <p>Quando você quer <strong>perder peso</strong> corre logo para as frutas?</p><p>Então, provavelmente já ouvir falar que a <strong>banana</strong> não é a melhor opção, pois ela "engorda". </p><p>“Não, isso não é verdade!”, afirma a <strong>nutricionista comportamental</strong>,<a href="https://www.facebook.com/patriciacruznutricionista/"> Patrícia Cruz</a>.</p><p>Segundo ela, a banana é uma fruta que é fonte de <strong>carboidrato</strong>, sendo muito bem-vinda antes de qualquer atividade física, por exemplo.</p><p>Além disso, é fonte de triptofano (um aminoácido que ajuda a sintetizar a serotonina, o "hormônio do prazer"), auxiliando na saciedade e trazendo a sensação de bem-estar.</p>

BANANA

Quando você quer perder peso corre logo para as frutas? Então, provavelmente já ouvir falar que a banana não é a melhor opção, pois ela “engorda”.
“Não, isso não é verdade!”, afirma a nutricionista comportamental, Patrícia Cruz. Segundo ela, a banana é uma fruta que é fonte de carboidrato, sendo muito bem-vinda antes de qualquer atividade física, por exemplo.
Além disso, é fonte de triptofano (um aminoácido que ajuda a sintetizar a serotonina, o “hormônio do prazer”), auxiliando na saciedade e trazendo a sensação de bem-estar.
Slide 3 de 16: <p>Na correria do dia a dia, pode parecer muito prático e saudável comprar <strong>sucos de caixinha</strong> e tomar no lugar do<strong> refrigerante</strong>, certo?</p><p>"O problema é que a maioria dos sucos prontos para beber possuem mais água, <strong>açúcar</strong> e <strong>conservantes</strong> do que fruta. O melhor é optar por sucos naturais, feitos em casa e consumidos na hora, ou pela própria fruta, que possui mais vitaminas, fibras e minerais quando é consumida inteira do que batida", explica a <strong>nutricionista do Vigilantes do Peso</strong>, <a href="https://br.linkedin.com/in/gabriella-fernandes-gachet-2847374b">Gabriella Gachet</a>.</p>

SUCOS DE CAIXINHA

Na correria do dia a dia, pode parecer muito prático e saudável comprar sucos de caixinha e tomar no lugar do refrigerante, certo?O problema é que a maioria dos sucos prontos para beber possuem mais água, açúcar e conservantes do que fruta. O melhor é optar por sucos naturais, feitos em casa e consumidos na hora, ou pela própria fruta, que possui mais vitaminas, fibras e minerais quando é consumida inteira do que batida”, explica a nutricionista do Vigilantes do Peso, Gabriella Gachet.
Slide 4 de 16: <p>Você gosta de trocar suas refeições por <strong>sopas instantâneas</strong>?</p><p>"Além da alta quantidade de sódio, que podem chegar a quase o triplo da ingestão recomendada em um dia, as sopas industrializadas não contêm os nutrientes presentes nos legumes frescos, como vitaminas e fibras. Elas podem até ser práticas e parecerem inofensivas, mas nada como uma boa sopa de legumes caseira", orienta a nutricionista do Vigilantes do Peso, <a href="https://br.linkedin.com/in/gabriella-fernandes-gachet-2847374b">Gabriella Gachet</a>.</p>

Segundo a nutricionista comportamental, Patrícia Cruz, as barrinhas de cereais são versáteis e podem ser consumidas a qualquer momento do dia. “Mas veja se realmente elas são ricas em fibras e cereais, pois muitas contêm elevada concentração de açúcar e pouca adição de fibra. Outra dica importante é que esse alimento só deve entrar nos lanches intermediários”, alerta a especialista.
Além disso, a nutricionista do Vigilantes do Peso, Gabriella Gachet, explica que essa barrinhas também escondem muito açúcar e gordura em sua composição, principalmente as que têm cobertura de chocolate. “O essencial é verificar se cereais integrais ou castanhas são os primeiros itens da lista de ingredientes que aparecem no rótulo. Procure também por xarope de glicose, glucose de milho, açúcar invertido ou maltodextrina no rótulo, pois todos eles são tipos de açúcares e, muitas vezes, uma barrinha tem mais de um tipo na composição. Você pode fazer um mix de frutas secas em casa para levar na bolsa e comer no lugar das barrinhas industrializadas, utilizando damasco, castanhas, amendoim sem sal e nozes, por exemplo”, orienta Gabriella.
Slide 15 de 16: <p>"Assim como os sucos de caixinha, os chás gelados em lata ou garrafa nem sempre são tão naturais quanto parecem. Além de conservantes e aromatizantes artificiais, podem conter grandes quantidades de açúcar. Você pode preparar o chá ou mate em casa e aromatizar com frutas, canela, gengibre ou hortelã", indica a nutricionista do Vigilantes do Peso, <a href="https://br.linkedin.com/in/gabriella-fernandes-gachet-2847374b">Gabriella Gachet</a>. </p>

“Assim como os sucos de caixinha, os chás gelados em lata ou garrafa nem sempre são tão naturais quanto parecem. Além de conservantes e aromatizantes artificiais, podem conter grandes quantidades de açúcar. Você pode preparar o chá ou mate em casa e aromatizar com frutas, canela, gengibre ou hortelã”, indica a nutricionista do Vigilantes do Peso, Gabriella Gachet.
Slide 16 de 16: <p>A diferença entre o suco natural e o néctar é a concentração do suco natural.</p><p>"De um modo geral, prefira sempre os sucos naturais. Caso tenha o hábito de consumir bastante prefira as versões sem adição de açúcar e saiba que contém um valor calórico importante para a sua dieta. Portanto, deve ser consumido entre o lanches intermediários ou no café da manhã", destaca a nutricionista comportamental, <a href="https://www.facebook.com/patriciacruznutricionista/">Patrícia Cruz</a>.</p><p>O néctar de frutas costuma ter entre 20% e 30% de polpa de frutas, o que é bem menos do que o suco natural.</p>

A diferença entre o suco natural e o néctar é a concentração do suco natural.
“De um modo geral, prefira sempre os sucos naturais. Caso tenha o hábito de consumir bastante prefira as versões sem adição de açúcar e saiba que contém um valor calórico importante para a sua dieta. Portanto, deve ser consumido entre o lanches intermediários ou no café da manhã”, destaca a nutricionista comportamental, Patrícia Cruz.
O néctar de frutas costuma ter entre 20% e 30% de polpa de frutas, o que é bem menos do que o suco natural.
As Informações são do ” MSN Noticias/Tempo de Mulher”

Deixe um comentário