Latest Posts

- Advertisement -
Click News

Latest Tweets

DestaqueGeral

Quase 3 milhões de pessoas passam pela Romaria em Trindade, aponta balanço

(Foto: Prefeitura de Trindade/Divulgação)
“A decisão de fazer a romaria de forma presencial ocorreu apenas três meses antes da festa, e vimos a grande dificuldade das pessoas, dos nossos romeiros”, explicou.

Prefeito de Trindade, Marden Júnior, considera números positivos durantes os 10 dias de festividade entre os fiéis da Igreja Católica

Balanço apresentado, em reunião que aconteceu na segunda-feira (04/07) entre representantes do executivo da Prefeitura de Trindade, entidades públicas e privadas, aponta que a edição da Romaria do Divino Pai Eterno levou até a cidade, 2.972 mil pessoas, durante dez dias de celebrações. Segundo o prefeito, Marden Júnior, romeiros de Goiânia, interior goiano e de outros estados e países, puderam quebrar o jejum sem poder assistir presencialmente, por dois anos, causado pela pandemia de Covid-19.

O prefeito Marden lembrou que cidade estava preparada para receber 5 milhões de visitantes, considerando que em 2019, quando houve a última edição da festa antes da pandemia, a cidade recebeu 3 milhões e 200 mil pessoas. “A decisão de fazer a romaria de forma presencial ocorreu apenas três meses antes da festa, e vimos a grande dificuldade das pessoas, dos nossos romeiros”, explicou.

Os dados oficiais indicam ainda que R$ 45 milhões, aproximadamente, giraram em torno da realização dos eventos ligados às celebrações religiosas e também aos shows promovidos pela Prefeitura este ano. Marden Júnior disse que “a missão foi cumprida com a retomada e a realização de uma das festas mais organizadas da história da Romaria de Trindade, mesmo havendo um visível desequilíbrio econômico influenciando na vinda das pessoas”.

Segurança, fé e lazer

O efetivo policial e colaboradores da Prefeitura e demais áreas, inclusive da Igreja Católica, cerca de 5 mil pessoas trabalharam para dar segurança, limpar a cidade, fazer o socorro de emergência em saúde, vacinar, orientar os turistas, fiscalizar posturas, e até mesmo alimentar esse efetivo.

Em termos de segurança, para se ter uma noção, apenas um comparativo dos dados do Corpo de Bombeiros, apresentado pelo Tenente-Coronel David Augusto, comandante do 15º Batalhão, mostra como a Romaria de 2022 foi mais tranquila.  Em 2019, a corporação registrou 379 atendimentos ligados à Romaria, enquanto nos dez dias deste ano foram registrados 281, ou seja, quase 100 atendimentos de socorro ligados à Romaria de Trindade a menos do que há dois anos.

Na Saúde, a Prefeitura realizou 10 mil atendimentos. Desses, 1.600 foram testes de Covid-19, dos quais, 480 eram moradores de Trindade. O percentual que testou positivo para a doença ficou na média de 28%, próximo da registrada antes da Romaria.

Em parceria com o Governo do Estado, o município também aplicou 1.300 vacinas contra Covid e também Influenza. Neste ponto, chamou a atenção a grande procura de vacinação por romeiros de outros municípios, que chegou a 60% dos imunizantes aplicados – ou 780 doses em visitantes, contra 520 doses em moradores de Trindade.

O uso de máscara facial, álcool gel e as recomendações de cuidados, que também foram feitas pelos celebrantes católicos, como lembrou o reitor do Santuário Basílica, padre João Paulo, foram bem recebidos pelos romeiros.

Deixe um comentário