Latest Posts

- Advertisement -
Click News

Latest Tweets

DestaqueMundo

Putin lidera exercícios nucleares em meio a tensões crescentes

Putin acusa EUA de tentarem atrair Rússia para guerra - Foto Reprodução

O líder russo Vladimir Putin supervisionou neste sábado exercícios nucleares estratégicos envolvendo o lançamento de mísseis balísticos hipersônicos e outras armas, a mais recente demonstração de força em um momento de tensões acirradas com o Ocidente por causa da Ucrânia.

Os exercícios envolveram lançamentos de navios de guerra, submarinos e aviões, e também da terra, que atingiram alvos em terra e mar, disse o Kremlin.

Dois mísseis balísticos foram lançados — um de um local no noroeste da Rússia e o segundo, de um submarino no Mar de Barents –, atingindo alvos a milhares de quilômetros de distância no extremo leste da península de Kamchatka, acrescentou.

O Kremlin afirmou que os exercícios fazem parte de um processo regular de treinamento e negou que sinalizem uma escalada do impasse.

Eles ocorrem após uma série de manobras das forças armadas russas nos últimos quatro meses, que incluíram o deslocamento de tropas — estimadas pelo Ocidente em 150.000 ou mais — ao norte, leste e sul da Ucrânia. A Rússia nega que esteja planejando invadir a Ucrânia.

Em imagens veiculadas pela agência de notícias RIA, o Chefe de Gabinete Geral, Valery Gerasimov, disse a Putin: “O principal propósito do exercício é treinar as ações das forças ofensivas estratégicas com o objetivo de garantir uma derrota do inimigo”.

Navios e submarinos das frotas do Mar do Norte e do Mar Negro lançaram mísseis Kalibr e mísseis hipersônicos Zircon em alvos marítimos e terrestres, disse o Kremlin.

 

Reportagem de Tom Balmforth e Maria Kiselyova para REUTERS

Deixe um comentário