Projeto aprovado por vereadores permite restrição de veículos em ruas para melhorar segurança em Goiânia
Objetivo é dificultar acesso de criminosos a rotas rápidas de fuga, como rodovias. Intervenções não seriam fechamentos de rua e precisariam de aprovação do poder público.
Um projeto de lei aprovado pelos vereadores de Goiânia prevê a restrição de circulação de veículos em algumas ruas para tentar aumentar a segurança. Segundo a medida, seria possível instalar estruturas que permitem a passagem apenas de pedestre em uma das pontas da via, para dificultar fuga de criminosos.
Autor do projeto, o vereador Carlin Café (PPS) disse que a ideia começou com uma proposta apresentada por moradores do Setor Jaó, mas pode ser aplicado em vários bairros da capital.
“Não é um fechamento de rua. Essa medida é para ruas que dão acesso a rotas que ligam às rodovias, por exemplo. Se você bloqueia um lado, o criminoso teria que circular por outras ruas que seriam monitoradas por câmeras, aumentando a chance dele ser identificado e preso”, disse.
O vereador explicou que toda intervenção terá que ser avaliada e aprovada pela Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT), assim como a Secretaria de Segurança de Pública (SSP). Em caso de descumprimento, os responsáveis podem ser multados.
“Não pode ter cancela e nem portão. Ninguém vai ser proibido de circular, não pode ser algo arbitrário”, reforçou o vereador.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2017/y/4/7MuklcSoiUKXhZrBdKmw/bloqueio.jpg)
A presidente da Comissão de Readequação Viária do Jaó, Adriana Dourado, disse que apresentou a ideia na Câmara devido à insegurança que os moradores sentiam no bairro.
“O Jaó passa por um problema sério porque não temos mais roubo a transeuntes. O nosso problema de segurança é relacionado a meliantes armados que invadem as casas e colocam armas até na cabeça das pessoas”.
No bairro, com o projeto, o número de entradas e saídas seria reduzido para menos da metade. Os acessos pela Rua da Divisa, por exemplo, só seriam possíveis nas avenidas e não mais em todas as ruas, como a J-82 e J-80.
“Os moradores dessas ruas teriam que dar a volta em um ou dois quarteirões para pegar as avenidas. Mas aumentaria a segurança. E nessas vias teriam câmeras que identificam as placas, então se o meliante passar, temos uma resposta mais rápida da polícia, porque fica mais fácil de identificar as placas”, contou a moradora.
O projeto ainda precisa ser sancionado pelo prefeito Iris Rezende (PMDB). O G1 entrou em contato com a assessoria de imprensa da prefeitura para saber se já houve a aprovação ou se há uma previsão de quando isso pode ocorrer, mas não obteve resposta.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2017/A/M/lZcRJSRQO6fnG6Lvd69Q/mapa-edt.jpg)