Latest Posts

- Advertisement -
Click News

Latest Tweets

DestaqueGeral

Programa ”Produzir Mais” dá suporte a 150 pequenos e médios produtores rurais de Trindade

Foto: Divulgação

Iniciativa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento auxilia agricultor a aumentar produção e renda. Secretário Esmeraldo da Silva prevê expansão do programa, que atenderá 400 produtores rurais no município. Parceria beneficia população vulnerável com participação da Pasta de Assistência Social

A Prefeitura de Trindade, por meio do Programa Produzir Mais, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, dá assistência a pequenos e médios produtores rurais.

O programa, lançado em agosto de 2021, já beneficia 150 pequenos e médios produtores no município com equipamentos, preparação da terra, transporte e para este ano, prevê a melhoria das estradas que não estão em boas condições. De acordo com Esmeraldo da Silva, secretário de Agricultura e Abastecimento, a meta é de que, até o final deste ano, a pasta atenda 400 produtores, melhorando a produção e rentabilidade de cada um.

“Isso aqui é muito importante porque essa produção é 100% do produtor, o trabalho que nós fazemos aqui é praticamente um incentivo. Nós incentivamos para que ele produza mais”, afirmou Esmeraldo da Silva, ao falar sobre o Produzir Mais.

Em uma chácara próxima ao Setor Cristo Redentor, o produtor Zemar Rodrigues possui uma área de 1 alqueire de milho e de mandioca plantados, além de uma pequena área para horta.

O agricultor disse que recebeu assistência da prefeitura para arar e gradear a terra antes de começar o plantio. O apoio foi essencial para realizar o cultivo desses produtos, tanto nas máquinas que prepararam a terra, quanto nas instruções que recebeu da equipe de Agricultura e Abastecimento, melhorando sua produtividade.

O milho plantado por Zemar será utilizado para fazer silo, e segundo Esmeraldo da Silva, o produtor também contará com o auxílio da pasta nesta etapa da produção.

“Essa ajuda representa o início, o fim e o meio, representa tudo. Porque vontade de fazer a gente tem, mas muitas vezes falta, a situação financeira não ajuda”, afirmou Zemar. “Estamos vivendo em um mundo evoluído, tem muita tecnologia que pode produzir bem mais do que a gente produzia há 30 ou 40 anos” completou.

Antônio Cassiano Lopes precisava plantar milho em uma área de 1 alqueire, próximo ao distrito do Cedro, e recebeu apoio do programa para preparar a terra. O milho plantado irá produzir grãos que vão alimentar os animais da chácara em que vive.

“A prefeitura me ajudou muito, se não fosse essa ajuda eu não tinha plantado essa roça aqui, porque fica caro demais”, disse Antônio Cassiano Lopes. “Esse ano, a roça ficou barata pra mim, porque o principal a prefeitura fez. Só tenho que agradecer”, pontuou.

Parceria

Dentro do programa Produzir Mais, existe uma parceria com o Centro Universitário Goyazes (UniGoyazes).

A parceria funciona da seguinte forma: a instituição educacional possui uma fazenda-escola, onde alunos de ciências agrarias colocam em prática o que aprendem nas aulas teóricas. E a prefeitura dá suporte na preparação da terra onde os produtos vão ser plantados.

Em contrapartida, a instituição disponibiliza uma área de 3,5 hectares para o plantio de milho, que no final será revertido em doação de cestas básicas para a Secretaria Municipal de Assistência Social.

De acordo com Carlos Botelho, reitor da UniGoyazes, a instituição possui uma organização sem fins lucrativos, que é a Associação União de Goyazes. Ela mantém essa parceria com a prefeitura, para que desenvolvam novos produtos, inclusive para a população em vulnerabilidade econômica, no município.

“O aluno ganha porque ele tem espaço para desenvolver os trabalhos. O professor, o centro universitário, a prefeitura e a população também ganham”, definiu Botelho.

O prefeito de Trindade, Marden Júnior, esteve nesta quinta-feira (24/02) na fazenda-escola UniGoyazes, e destacou que essa é mais uma das parcerias entre a prefeitura e o centro universitário que vai beneficiar a população.

“A instituição tem sido parceira do município, das pessoas que mais necessitam”, disse o prefeito. “Aqui acompanhamos o plantio de milho que, com certeza, beneficiará a população de Trindade”, pontuou Marden Júnior.

A parceria conta também com a colaboração da empresa Itagi Agro, que doa insumos, que são as sementes e adubo.

 

 

Por Agência Municipal de Comunicação de Trindade

 

Deixe um comentário