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Procon Goiânia alerta para a Black Friday e orienta consumidores

(Foto: Procon)

 

 

O Procon Goiânia divulgou os preços de113 produtos que podem entrar na Black Friday, que ocorre nesta sexta-feira (25/11). Com o intuito de informar os consumidores sobre a variação de preços, a coleta foi realizada em oito estabelecimentos entre os dias 17 e 21 de novembro.

Entre os produtos, eletrodomésticos, televisores, celulares, notebooks, eletroeletrônicos, dentre outros itens.

O Procon alerta ainda que, caso seja constatada elevação de preço, o órgão deverá ser acionado para autuar o estabelecimento, que estará de plantão  na sexta-feira, 25/11, para receber as denúncias e orientar os consumidores sobre as compras.

Os canais de atendimento estarão disponíveis para reclamações de falsos descontos, cancelamento da compra sem justificativa e outros problemas que possam ocorrer. O Procon Goiânia vai autuar as empresas que praticarem publicidade enganosa ou por descumprimento de oferta. O consumidor poderá denunciar por meio dos telefones 3524-2936 e 3524-2942 ou aplicativo Prefeitura 24 horas.

Procon Goiânia orienta:

  • O  consumidor deve procurar com antecedência informações sobre a marca e itens de interesse.
  • É importante listar as mercadorias ou serviços, e estipular um limite de gasto, evitando, assim, gastar mais do que o previsto. Na hora da compra, verificar a reputação da empresa, o prazo de entrega e a política de trocas.
  • Qualquer produto, nacional ou importado, deve apresentar informações em português de forma clara, com o CNPJ do fabricante ou importador, além dos riscos à saúde e segurança. Os produtos devem apresentar o preço à vista e, se vendidos de forma parcelada, o total a prazo, as taxas de juros mensal e anual, como o valor e números de parcelas.
  • Nas compras online, o consumidor precisa verificar a autenticidade do site. Observar se a extensão HTTPS e o cadeado fechado estão presentes na barra de endereço. Navegar nos canais oficiais das lojas. Evitar clicar em links de ofertas recebidos por e-mail, aplicativos de mensagens ou redes sociais, porque às vezes podem ser vírus.
  • Nas compras feitas fora do estabelecimento comercial, como, por exemplo, por telefone, a domicílio ou online, o consumidor pode realizar a devolução do produto dentro do prazo de 7 dias após o recebimento.

 

 

 

 

Da Redação do Click News

 

Mariana
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