Latest Posts

- Advertisement -
Click News

Latest Tweets

DestaqueGeral

Procon de Goiânia orienta consumidores sobre compras de final de ano

Foto: Divulgação/PROCON

Fim de ano é sinônimo de compras, por isso o Procon Goiânia orienta os consumidores sobre a melhor forma de evitar gastos extraordinários. Carolina Pereira, presidente do órgão afirma que pesquisar os preços antecipadamente, é uma saída para evitar compras por impulso e o endividamento. “Toda compra deve ser planejada, e se o consumidor já sabe o que necessita e pode comprar, aí sim, o próximo passo é a pesquisa de preços. Isso evita o endividamento e ainda possibilita economizar, pois o mesmo produto pode variar muito o valor entre uma loja e outra”, explica.

Antes de comprar, também é importante o consumidor observar a política de troca da loja física – que deve ser fornecida ao cliente de forma clara com todas as condições necessárias para efetivar a troca da mercadoria por cor, tamanho ou modelo. Apesar da troca por gosto ou tamanho não ser obrigatória pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC), é uma prática comum do mercado permitir que seja feita seguindo algumas regras estabelecidas pela própria loja. Por isso, é importante que a informação esteja clara ao consumidor na hora da compra.

Para os presentes, o Procon alerta que é necessário que seja entregue a nota fiscal a quem está comprando. A nota é o documento oficial que comprova a data, o local e o objeto da compra, e caso o produto apresente defeito é a garantia. Geralmente, lojas que oferecem troca de presentes entregam um comprovante sem o preço da mercadoria, que poderá ser usado pelo presenteado caso o produto não agrade.

Já para compras online, por telefone ou redes sociais, a regra muda um pouco. O consumidor que se arrependeu da compra, seja qual for o motivo, poderá exercer seu direito de arrependimento em até sete dias após o recebimento ou assinatura do produto ou serviço. E ele deve receber o valor pago na sua totalidade, incluídas as despesas com frete.

Caso o consumidor encontre alguma irregularidade ou tenha problemas com compras online ou em lojas físicas, poderá denunciar no Procon Goiânia por meio do telefone 3524-2942 ou aplicativo Prefeitura 24h.

 

 

Da Redação do Click News
Mariana
the authorMariana

Deixe um comentário