Latest Posts

- Advertisement -
Click News

Latest Tweets

DestaquePrefeitura de Goiânia

Primeira-dama aponta a importância de proteção e acolhimento à mulher

Thelma Cruz ressalta a necessidade de oferecer formação e auxílio para mulheres alcançarem seus direitos, sonhos e objetivos (Foto: divulgação)

Thelma Cruz ressalta a necessidade de oferecer formação e auxílio para mulheres alcançarem seus direitos, sonhos e objetivos

 

Com vasto histórico de trabalhos sociais no Brasil e em outros países, a primeira-dama de Goiânia, Thelma Cruz, exorta as mulheres no 8 de março: “olhem para dentro de si e afirmem o quanto são incríveis, fortes e que podem todas as coisas”. Neste Dia Internacional da Mulher, Thelma Cruz se emociona com a situação de vulnerabilidade feminina diante da violência e alerta para a necessidade de maior proteção. “As mulheres precisam ser cuidadas, respeitadas e reconhecidas.”

Ao relembrar dos trabalhos sociais no continente africado, ao lado do prefeito Rogério Cruz, Thelma destaca a injustiça contra as mulheres negras que “ainda sofrem discriminação pela cor, infelizmente.”

Terapeuta holística complementar, Thelma Cruz morou em Angola e Moçambique, por 16 anos. Lá, realizou trabalhos sociais de amparo a mulheres e crianças vivendo em situação de miséria. De volta ao Brasil, especialmente em Goiânia, se dedicou ao voluntariado em ações de empoderamento feminino e capacitação profissional, além de assistência social a vítimas de violência doméstica.

Atualmente, Thelma Cruz se engaja em pautas de apoio às mulheres socioeconomicamente vulneráveis na Prefeitura de Goiânia. Seu gabinete foi montado exclusivamente para atendimento e realização de ações sociais voltadas às comunidades carentes de diversas regiões da capital, além de contribuir em projetos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM). “Cada pessoa que eu vou visitar é uma experiência gratificante. Vou atender, levar uma cesta básica, estender a mão, ouvir, e saio beneficiada, além de agradecida, pelo privilégio de poder estar lá”, explica.

Sobre o acolhimento e proteção às mulheres, a primeira-dama conta que os planos da gestão priorizam o desenvolvimento de ações de apoio e formação profissional. “Nós queremos que a mulher receba saúde, educação e que, com isso, se sintam valorizadas”. Segundo a primeira-dama, esse é o momento de criar políticas públicas para as mulheres alcançarem seus sonhos e objetivos. “Vamos trabalhar para que todo homem tenha a consciência de respeitar os direitos da mulher”, comentou Thelma, ressaltando, como exemplo, a campanha “Meu Corpo Não é Corrimão” desenvolvida pela Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), para combater o assédio sexual dentro do transporte coletivo.

Homenagem ao Dia da Mulher

A Prefeitura de Goiânia, por meio das secretarias municipais de Políticas para as Mulheres (SMPM) e de Infraestrutura Urbana (Seinfra) ilumina pontos da cidade na cor lilás em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta segunda-feira, 8 de março.

A iluminação na cor lilás tem como objetivo apoiar a luta da Mulher pelo empoderamento e direitos igualitários, além da libertação dos padrões baseados em normas de gênero. Ganharam iluminação especial o Paço Municipal; a sede da Secretaria da Mulher, na Rua 74 esquina com a Rua 59, no Setor Central; e o monumento do viaduto Latif Sebba, no Setor Marista.

Para a secretária da Mulher, Tatiana Lemos, o 8 de março é um marco histórico e de reflexão, que tem como objetivo reforçar ao mundo que o Dia Internacional da Mulher é todo dia. “A iluminação lilás é uma forma de mostrar a luta de cada uma de nós, mulheres, por equidade, que defendemos todos os dias”, afirma.

Tatiana complementa que apesar das conquistas já adquiridas, existe muito mais a atingir. “Precisamos nos olhar como iguais, independente do sexo. Somos seres humanos”, destaca a secretária.

A iluminação lilás permanecerá  durante o mês de março.

Deixe um comentário