Latest Posts

- Advertisement -
Click News

Latest Tweets

DestaqueTrindade

Prefeitura de Trindade assina projetos de reajuste nos vencimentos de ACS e ACE

(Foto: Prefeitura de Trindade)

Marden Júnior assina dois projetos que beneficiam Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE)

 

O prefeito de Trindade, Marden Júnior, assinou, na quarta-feira (15), dois projetos de leis para reajuste do piso salarial de todos os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) e para conceder adicional de insalubridade desses profissionais sujeita à data-base do funcionalismo público municipal.  “Estamos no processo de valorização de todos eles, medidas que constam no nosso plano de governo”, destaca. Após aprovação na Câmara Municipal, estes profissionais terão um reajuste superior a 62% nos vencimentos.

Marden Júnior destacou que está em seu plano de governo a valorização de todos os servidores, processo que vai ocorrer de forma gradativa. “Cumprimos uma missão de governo que é valorizar os nossos colaboradores. É lógico que a gente não consegue fazer tudo de uma vez. Deve ser passo a passo”, pontuou.

Em 2022, o prefeito alcançou a aprovação do projeto de lei que reajustou o piso salarial dos professores do município. Nesta quarta-feira, mandou para a Câmara o projeto sobre o piso salarial dos ACS e ACE. E a previsão é de que a próxima categoria a ter esse reajuste sejam os servidores do setor de infraestrutura.

“E não podemos deixar de dizer nesse momento tão especial sobre a valorização dos ACS e ACE, de toda essa classe que trabalha muito, que na pandemia teve a atividade glorificada e reconhecida. Para nós, é um privilégio muito grande valorizar cada vez mais o nosso servidor municipal para que eles possam prestar serviços de qualidade para o cidadão trindadense”, afirmou.

O projeto seguiu para a Câmara Municipal na quarta-feira, e passará por três votações. O vice-presidente do Legislativo, Maurinho de Paula, acredita que o projeto será aprovado, e até o fim do mês de junho retorna para que o prefeito possa sancioná-lo. “É um dia histórico aqui no município de Trindade, hoje chega esse projeto para nós que é o reajuste dos ACS e ACE e fico extremamente feliz em fazer parte dessa Câmara Municipal”, disse Maurinho.

O anúncio foi feito pelo presidente do Gabinete de Operações Emergência em Saúde (GOE), Cristiano Galindo. Os agentes vibraram dentro do auditório do Centro Social Pai Eterno (Cespe). “Essa é uma forma de valorizar os profissionais da saúde, que vão de porta em porta, vão nas residências cuidar da nossa família”, expressou.

“O piso nacional sendo implantado em Trindade, uma das primeiras cidades do nosso estado”, disse Cristiano. “E tem a insalubridade que era paga com base no salário-mínimo e agora será pago com o salário de data-base. É um aumento significativo, que representa valorização desses profissionais”, destacou.

Erica Araújo disse que está há bastante tempo engajada na luta pela valorização da categoria e em defesa do reajuste do piso. Além de agente comunitária de saúde, ela é vice-presidente do Fórum Nacional dos Agentes de Saúde e Agentes de Endemias no Brasil, presidente da Federação Goiana dos agentes, presidente do Sindicato das Regiões Metropolitanas e Centro-Oeste de Goiás.

“Nossa luta é intensa, todos os dias buscamos as nossas leis, não só aqui no Estado, mas em Brasília, com representação em nível nacional. E hoje receber essa notícia de que Trindade sai na frente, sendo referência nacional, enquanto vários municípios ainda aguardam, nos dá gratidão e muito orgulho”, conclui Erica.

Deixe um comentário