Latest Posts

- Advertisement -
Click News

Latest Tweets

DestaqueGeral

Prefeitura de Primavera do Leste (MT), após visita, decide usar limpeza pública de Goiânia como modelo

Comitiva de secretários de Primavera do Leste, no Mato Grosso, visita Goiânia para conhecer sistema de limpeza pública municipal e decide usar cidade como modelo: grupo conhece projetos desenvolvidos pela Comurg, entre eles, Coleta Seletiva, Cata-Treco e Ecopontos /Foto: Luciano Magalhães/Comurg

Comitiva conhece projetos desenvolvidos pela Comurg, entre eles Coleta Seletiva, Cata-Treco e Ecopontos, além das atividades operacionais como poda de árvores, remoção de entulhos e limpeza de áreas particulares. “Vamos aperfeiçoar nossos serviços em Primavera do Leste e usaremos Goiânia como inspiração”, afirma secretário de Infraestrutura, Henrique Gatto

A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) recebeu, nesta quarta-feira, (23/03), uma comitiva de secretários e vereadores do município de Primavera do Leste, no Mato Grosso. O grupo veio à capital para conhecer o sistema de limpeza pública da prefeitura e decidiu que vai adotá-lo como inspiração.

“A limpeza pública realizada em Goiânia é referência no Brasil. Vamos aperfeiçoar nossos serviços em Primavera do Leste e usaremos Goiânia como modelo”, afirma o secretário de Infraestrutura, Henrique Gatto.

Acompanhada pelo presidente da Comurg em exercício, Alisson Borges, a comitiva conheceu o Projeto Goiânia Coleta Seletiva e esclareceu dúvidas sobre o funcionamento do Cata-Treco e dos Ecopontos. O grupo também conheceu a estrutura do aterro sanitário, o tratamento dado ao lixo doméstico e demais serviços no local.

Membros da comitiva também tiraram dúvidas sobre o processo de limpeza de áreas particulares e sobre a lei dos Grandes Geradores de Resíduos Sólidos. O reaproveitamento das galhadas de árvores que caem nas vias foi um dos serviços que mais chamaram a atenção dos visitantes.

Aprendizado

Coordenador de Serviços Urbanos de Primavera do Leste, Valmir Antônio, diz que as sugestões contribuirão para a resolver os problemas do município. “Vamos levar um grande aprendizado. A forma como a limpeza pública é executada em Goiânia chamou a nossa atenção. Vamos colocar ensinamentos em prática”.

Já o secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Antônio Filho, afirma que a Comurg surpreendeu pela forma como trata resíduos sólidos. “Para nós, que estamos buscando mecanismos para implantar um aterro sanitário dentro dos parâmetros legais, conhecer essa estrutura e trocar informações é extremamente importante”.

Durante a visita, Alisson Borges ressaltou que o interesse de outras administrações demonstra que a Prefeitura de Goiânia encontrou formas inteligentes e sustentáveis de cuidar da cidade. “Atualmente, Goiânia recolhe 35 mil toneladas de resíduos orgânicos por mês e uma média de 2,5 mil toneladas de recicláveis”, diz.

Também integraram a comitiva de Primavera do Leste o coordenador de Meio Ambiente, Higor Nascimento e os vereadores Iltemar Ferreira e Sérgio Rodrigues.

 

 

Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) – Prefeitura de Goiânia

Deixe um comentário