Latest Posts

- Advertisement -
Click News

Latest Tweets

DestaquePrefeitura de Goiânia

Prefeitura de Goiânia remove jamelões da cidade

Foto: André Soares

Objetivo é retirar todas as árvores que possam provocar acidentes de trânsito por causa dos frutos que caem no asfalto sem prejudicar a arborização da cidade

 

A prefeitura de Goiânia segue com plano de substituição gradativa dos jamelões que existem nos canteiros das vias públicas da capital. A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg),  que é responsável pela ação, fez o plantio de três mil novas mudas de árvores nos últimos dias. O jamelão produz um fruto que ao cair no asfalto torna a pista escorregadia.

Para o presidente da Comurg, Aristóteles de Paula, o objetivo é retirar todas as árvores que causam acidentes de trânsito por causa dos frutos que caem no asfalto sem prejudicar a arborização da cidade. O planejamento conta com inserção de ipê, oiti, resedá, bálsamo, jacarandá, pau formiga, acácia e outras espécies nativas. Passam pela novo plantio as avenidas  Lorenzo, Residencial Eldorado; Avenida Nazareth, Jardim Guanabara; Avenida Leste Oeste, no trecho entre os setores Cidade Jardim e Vila Santa Rita.

Outras avenidas contempladas são Avenida Independência, Jardim Atlântico; Avenida Anápolis, entre os setores Jardim Don Fernando e Vila Pedroso; Avenida Inhumas, na Vila Regina; Avenida Jaime Câmara e Avenida Rezende, no Residencial Cidade Verde.

Segundo a Comurg, existe um cronograma de poda preventiva que retira 80% da copa da árvore, com o objetivo de reduzir a queda do fruto no asfalto. Os jamelões estão presentes em aproximadamente 50 vias da cidade. As árvores foram plantadas há mais de 20 anos e causam diversos danos, especialmente aos motociclistas, devido aos frutos que caem nas vias e provocam escorregões.

300 mudas

No setor Cidade Jardim, a Companhia fez o plantio de 300  mudas de jacarandá mimoso e jpê branco nos canteiros das avenidas Atílio Correia Lima e Sonenberg.  As mudas possuem cerca de dois metros e são inseridas entre os jamelões que serão retirados assim que as novas árvores alcançarem um tamanho maior.

As avenidas Carrinho e Perimetral, no trecho entre os setores Nova Esperança e Jardim Guanabara, bem como o Parque das Flores,  também receberam o plantio. Na última semana, 150 mudas de ipês foram plantadas na Avenida Fued José Sebba, no Jardim Goiás.

Em toda a cidade, mais de oito mil espécies de árvores foram plantadas nos canteiros e logradouros públicos nos últimos meses. De acordo com o presidente da Companhia, Aristóteles de Paula, as árvores que apresentam alguma deficiência fitossanitária, avaliadas pela Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) estão sendo  removidas.

Recentemente, o órgão ainda fez a retirada de jamelões de avenidas como a Fued José Sebba, no Jardim Goiás; Ipanema, Jardim Atlântico; T-63, no Parque Anhanguera; Engenheiro Atílio Correia Lima, Cidade Jardim; Gercina Borges Teixeira, Vera Cruz II; Nazareno Roriz, Vila Aurora, e outros.

Deixe um comentário