Latest Posts

- Advertisement -
Click News

Latest Tweets

CulturaDestaquePrefeitura de Goiânia

Prefeitura de Goiânia confia em serviços de formação cultural online

Segundo o prefeito Rogério Cruz, o formato em ambiente online mostra bons resultados nas mais diversas modalidades. Os alunos participantes passam por aulas teóricas e práticas, com certificação ao fim do curso (Foto: divulgação)

Segundo o prefeito Rogério Cruz, o formato em ambiente online mostra bons resultados nas mais diversas modalidades. Os alunos participantes passam por aulas teóricas e práticas, com certificação ao fim do curso

 

Com a pandemia de Covid-19, a Prefeitura de Goiânia aposta em serviços de formação cultural online para a comunidade  disponibilizando cursos do Centro Livre de Artes e da Orquestra Sinfônica de Goiânia, nas mais diversas modalidades, já que tais atividades acabaram sendo suspensas ou adaptadas para o formato virtual, visando cumprir as medidas de distanciamento e segurança.

Mesmo representando uma novidade, já que há um ano poucas pessoas viviam uma realidade de aulas online – principalmente quando se trata das crianças – o formato vem mostrando bons resultados. O prefeito Rogério Cruz dá o exemplo da Orquestra Sinfônica, que atualmente conta com 677 alunos em seu Núcleo de Formação Musical online.

Para André Amaral, um dos alunos da última turma do curso básico de flauta doce: “O ambiente virtual permite uma troca de conhecimento muito prática, rápida e fácil. Acho que a grande função da arte é produzir algum sentido e foi isso que aconteceu. Tive um professor sensacional, Juarez Cunha, e acho que ele representa muito bem o bom trabalho de formação da rede“, comenta.

Os cursos são trimestrais e acontecem pelas plataformas Zoom e Google Meet, com realização da Rede Municipal de Núcleos Musicais, que é vinculada à Orquestra. Os alunos participantes passam por aulas teóricas e práticas, com certificação ao fim do curso.

A disponibilidade de vagas pode sempre ser consultada no site da Orquestra (https://orquestrasinfonicadegoiania.org/), com aulas ministradas por bolsistas e oferecidas em diferentes modalidades. Para se ter ideia, tem aula de violão, trompete, trompa, canto, flauta, sax, violino, clarineta, bateria, contrabaixo e muito mais.

Eliseu França, que é maestro e diretor da Orquestra Sinfônica de Goiânia, afirma que os cursos seguem fazendo sucesso e que as vagas são preenchidas rapidamente. Mesmo com algumas dificuldades impostas pelo ensino à distância, a prática também acaba ajudando a levar arte e cultura para as comunidades mais periféricas.

Além da Orquestra, O Centro Livre de Artes também adotou o formato online para continuar seus cursos. Os alunos podem se inscrever em aulas de teatro, danças, artes visuais, capoeira, balé, pintura, música, desenho e muito mais, destinadas a públicos de todas as idades. Atualmente, a escola conta com mais de mil alunos e as aulas acontecem diariamente.

Segundo Maria Tereza Musse, diretora técnica da instituição: “Temos percebido um grande envolvimento e a aprovação das famílias, que passaram a acompanhar as atividades mais de perto e tem alguns que até participam com os filhos nas aulas. Tem sido um apoio, aprendizado, troca de experiências, e um momento até para esquecer tanta notícia ruim, tanta tristeza que o mundo tem enfrentado“, completa ela.

Deixe um comentário