Latest Posts

- Advertisement -
Click News

Latest Tweets

DestaqueGeralMeio Ambiente

Prefeitura de Aparecida e CREA Goiás lançam Agenda Socioambiental

Foto: Enio Medeiros

A  Secretaria de Meio Ambiente de Aparecida (Semma) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (CREA-GO), lançaram, nesta sexta-feira (10), no Viveiro Cerrado. A abertura do evento contou com apresentação do espetáculo “Bicho Homem”, da Cia de Teatro Cidade Livre, e coreografia da música “Planeta”, com alunas da Escola Municipal Guiomar Rosa de Oliveira, além de exposição de arte com temática ambiental das crianças do EMEI Retiro do Bosque.

 

Com o objetivo de propor políticas públicas para gestão urbana que contemple a arborização, proteção e recuperação de mananciais, educação ambiental, gestão de resíduos sólidos, mobilidade urbana, entre outros, a  agenda vai trabalhar quatro eixos no Viveiro Cerrado de Aparecida: desenvolvimento de soluções urbanas; gestão sustentável dos recursos naturais e seus resíduos; fortalecimento de iniciativas e soluções nos territórios e ampliação da participação popular.

Prefeitura de Aparecida de Goiânia lança agenda socioambiental em parceria com CREA Goiás

“Quero ser o prefeito dos parques, das praças, e estimular a preservação do meio ambiente. Essa agenda ambiental lançada hoje, junto com órgãos parceiros, é mais uma demonstração de que estamos avançando. E o melhor de tudo é que esse projeto vai envolver a participação da comunidade, com plantio, recuperação de áreas e cuidado com o meio ambiente”, afirmou o prefeito Vilmar Mariano, durante lançamento da Agenda Socioambiental.

Na ocasião, o presidente da CDA da OAB Goiás, Eduardo Moura, disse que Aparecida é vanguarda em relação a outros municípios goianos em relação a projetos de preservação ambiental. “É de suma importância. A OAB tem uma preocupação, afinal de contas estamos inseridos no segundo maior Bioma existente, que é o Cerrado, e a isso traz grandes responsabilidades para OAB. Precisamos trabalhar isso sim, e a Comissão estará sempre à disposição da sociedade. Aparecida de Goiânia está à frente de muitos municípios brasileiros, tamanha importância que dá ao tema do meio ambiente”, sublinhou.

Para a vereadora Camila Rosa (PSD) a criação da Agenda Ambiental vai estimular o desenvolvimento de boas práticas de preservação. “Sou da agricultura familiar, amo o bioma cerrado, e defendo o meio ambiente. Preservar o meio ambiente é proteger a vida. É dever nosso cuidar do meio ambiente para as presentes e futuras gerações”.

O evento contou com a presença dos secretários Divino Gustavo (Educação) e Sérgio Carvalho (Mobilidade e Trânsito) e dos vereadores Arnaldo Leite (MDB) e Diony Nery (PSDB). Também prestigiaram a solenidade o publicitário Hamilton Carneiro, apresentador do Programa Frutos da Terra. O Coronel Vaz e Coronel Cláudio, do Comando de Operações Especiais do Exército Brasileiro, também marcaram presença.

Ainda marcaram presença na solenidade o capitão Paulo César, do 7º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar; a secretária de Sustentabilidade do Núcleo Social e Ambiental do TJ/GO, Raquel Antonini; a presidente do Instituto Plantadores de Água, Meirinalva Pinto, e representantes da Associação para Recuperação e Conservação do Ambiente (ARCA), Grupo Ecológico e Legião da Boa Vontade(LBV).

Prefeitura de Aparecida de Goiânia lança agenda socioambiental em parceria com CREA Goiás

Viveiro Cerrado/ Programa Cidades Verdes

O Viveiro Cerrado foi inaugurado em outubro do ano passado, em área do Parque da Criança Murilo Soares, no setor Mansões Paraíso, para o desenvolvimento de atividades de educação ambiental, com plantio e cultivo de mudas nativas e frutíferas, para projetos de arborização urbana e de recuperação de áreas degradadas.

O Viveiro Cerrado é o eixo Cidades Verdes, um programa que foi desenvolvido por meio de parceria entre o CREA-GO, a Rede Brasil do Pacto Global das Nações Unidas e a Secretaria de Meio Ambiente de Aparecida, com apoio do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Urbanos (ONU-Habitat).

O espaço possui 1.900m² de área e foi construído no valor de R$ 500 mil, proveniente de multas pagas por empresas para fins de compensação ambiental. O viveiro conta com projeto arquitetônico, elétrico, hidráulico, estrutural, sistema de irrigação e espaço privilegiado para seminários, palestras e eventos. O viveiro conta também com sistema de videomonitoramento.

Prefeitura de Aparecida de Goiânia lança agenda socioambiental em parceria com CREA Goiás

Programa Cidades Verdes – visa cooperar com os municípios no planejamento e administração das áreas urbanas sob a ótica ambiental e social, na busca de melhores condições de vida para as populações, com a produção e cultivo de mudas para o abastecimento de projetos de arborização urbana e recuperação de áreas verdes.

O objetivo é promover sustentabilidade urbana das cidades, educação ambiental, ações municipais em benefício da biodiversidade, manutenção do equilíbrio ecológico, valorização histórico-cultural, prevenção de erosões, atração e abrigo à fauna regional, lazer e contemplação para a comunidade.

 

 

Da Redação do Click News
Mariana
the authorMariana

Deixe um comentário