Latest Posts

- Advertisement -
Click News

Latest Tweets

DestaqueSaúde

Postos de vacinação e de testagem em Aparecida vão funcionar nesta quarta-feira, a partir das 14h

Foto: Secom

Vacinação na Central de Imunização começa às 8h

 

Amanhã, 02 de março, a Secretaria de Saúde de Aparecida retoma as atividades nos postos fixos de vacinação e de testagem da covid-19, após o período de carnaval. Conforme decreto de ponto facultativo publicado na última semana, os locais começam a funcionar a partir das 14h, com uma exceção: a Central de Imunização, que estará aberta ao público às 8h.

Vacinação

Em Aparecida, a população pode ter acesso a todas as vacinas de rotina em 34 postos fixos: Central de Imunização e Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) dos bairros Andrade Reis; Cardoso; Ilda; Independência; Buriti Sereno; Campos Elíseos; Cândido de Queiroz; Caraíbas; Chácara São Pedro; Cruzeiro do Sul; Expansul; Independência Mansões; Jardim Bela Vista; Jardim Boa Esperança; Jardim dos Buritis; Jardim dos Ipês; Jardim Florença; Jardim Olímpico; Jardim Paraíso; Jardim Tiradentes; Madre Germana; Nova Olinda; Papillon Park; Parque Trindade; Pontal Sul II; Residencial Anhambi; Residencial Garavelo Park; Retiro do Bosque; Riviera; Rosa dos Ventos; Santa Luzia; Santo André; e Veiga Jardim.

Normalmente, a Central de Imunização funciona de segunda à sexta, das 8 às 18h, e aos sábados, das 8 às 12h. Já as salas de vacinação das UBS´s ficam abertas de segunda à sexta, das 8 às 16h. Excepcionalmente, nesta quarta-feira de cinzas, 02 de março, a população poderá ser vacinada nas Unidades Básicas de Saúde das 14 às 16h.

A vacinação de rotina inclui imunizantes contra doenças como difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, poliomielite, sarampo, rubéola, caxumba, catapora e HPV. Cada vacina é indicada para uma determinada faixa etária. Para receber a proteção é necessário apresentar RG ou Certidão de Nascimento, CPF ou Cartão SUS e o Cartão de Vacinação. As vacinas são gratuitas.

Vacinação contra a covid-19

Nos 34 postos citados acima também estão disponíveis vacinas contra a covid-19 para moradores a partir de 12 anos de idade, seja primeira dose, segunda ou o reforço. A D1 é aplicada mediante a apresentação de documento de identidade ou certidão de nascimento e cartão SUS ou CPF. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de algum responsável.

Já a segunda dose é aplicada mediante a apresentação de documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF ou Cartão SUS e o Cartão de Vacinação, de acordo com os intervalos mínimos previstos entre a primeira e a segunda aplicação: 28 dias para a Coronavac e oito semanas para Pfizer e AstraZeneca.

Qualquer pessoa acima de 18 anos que tenha recebido a segunda dose dos imunizantes Coronavac, AstraZeneca ou Pfizer há quatro meses já pode receber a dose de reforço (terceira dose) mediante a apresentação documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF ou Cartão SUS e o Cartão de Vacinação. Quem recebeu a dose única da Janssen também pode receber o reforço no intervalo de dois meses.

Vacinação infantil 

Crianças de 5 a 11 anos também estão sendo imunizadas contra a covid-19 em oito postos fixos: Central de Imunização e UBS´s dos bairros Andrade Reis, Anhambi, Cardoso, Veiga Jardim, Retiro do Bosque; Jardim Olímpico; e Cândido de Queiroz. Para receber a proteção contra o novo coronavírus,  elas precisam estar acompanhadas de um responsável legal e apresentar certidão de nascimento ou RG, cartão SUS ou CPF e o cartão de vacinação. Caso o responsável não possa acompanhar, basta assinar um termo de autorização, que deve ser apresentado no momento da imunização.

Testagem

Além de postos fixos de vacinação, Aparecida conta também com 10 locais para realização de testes que permitem o diagnóstico da covid-19, sendo 7 UBS’s e três drive-thrus. Em todos os postos, o exame disponibilizado é o RT-PCR, conhecido popularmente como teste do cotonete. Ele é realizado mediante agendamento pelo aplicativo “Saúde Aparecida”, bem como por encaminhamento médico. O acesso ao app pode ser feito diretamente no site da Prefeitura.

O exame padrão ouro está disponível, de segunda à sexta, nas UBS’s Garavelo Park, Independência Mansões, Expansul, Tiradentes, Buriti Sereno, Pontal Sul e Chácara São Pedro e nos drives do Centro de Especialidades, Hospital Garavelo e da Cidade Administrativa, das 8 às 16 horas. Excepcionalmente, nesta quarta-feira, 02 de março, a testagem será realizada a partir das 14h. Além disso, nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) e hospitais da cidade, o teste é feito 24h, todos os dias da semana, em pacientes internados.

Os resultados do RT-PCR ficam prontos entre 24h e 48h, dependendo da demanda, e as pessoas testadas recebem um protocolo para verificar o laudo do exame no site do laboratório. Quem testa positivo para a Covid-19 é orientado e monitorado pela equipe da Telemedicina da Secretaria de Saúde. Ao todo, Aparecida já realizou 491.488 testes padrão ouro.

 

 

Por Camila Godoy

Deixe um comentário