Latest Posts

- Advertisement -
Click News

Latest Tweets

DestaqueSaúde

Por que você deveria começar o seu dia com uma caminhada

JO PANUWAT D/SHUTTERSTOCK

Começar o dia com uma caminhada pode até não parecer tentador para quem não costuma praticar atividades físicas. Mas acredite em nós: com o tempo, os benefícios aparecerão, e aí, você não conseguirá mais ficar sem ela. Seja em um passeio pelo bairro, na esteira da academia ou como parte do seu trajeto para o trabalho, confira as razões para adotar a prática:

1 – Mais energia

Movimentar-se pela manhã pode lhe dar mais energia ao longo do dia. E mais: estudos mostram que adultos que caminham por 20 minutos ao ar livre têm mais vitalidade e energia do que aqueles que fazem isso em ambientes fechados.

2 – Seu coração agradece

Além de acarretar em perda de massa gordurosa e em ganho de músculos, a atividade melhora a elasticidade dos vasos sanguíneos, equilibra a pressão arterial e favorece a redução dos níveis de colesterol.

“Quando estamos nos exercitando, estimulamos o músculo cardíaco. O que, por sua vez, ajuda na formação de uma rede mais ampla de vasos sobre o órgão e, consequentemente, melhora a circulação e a irrigação sanguíneas, proporcionando melhor desempenho da bomba cardíaca”, explica Adriano Luiz Guerra, cardiologista do HAS Clínica.

E as modalidades aeróbicas são as mais adequadas para a saúde do coração. “Começar com um alongamento muscular nas primeiras horas da manhã, assim como levantamento de pesos, seguido por caminhadas, corridas ou pedaladas, constituem em excelentes exercícios para o coração”, recomenda o especialista.

3 – Melhora do humor

Uma caminhada pode:

    • Melhorar a auto-estima;

    • Melhorar o humor;

    • Reduzir o estresse;

    • Reduzir a ansiedade;

    • Reduzir a fadiga;

    • Aliviar os sintomas de depressão ou reduzir o risco da doença.

Para melhores resultados, tente caminhar de 20 a 30 minutos pelo menos 5 dias por semana.

3 – Ajuda na perda de peso

Caminhar pela manhã pode ajudá-lo a atingir suas metas de perda de peso. Um ritmo moderado por 30 minutos pode queimar até 150 calorias. Ou seja, combinado a uma dieta saudável e ao treinamento de força, o exercício pode contribuir para o emagrecimento.

4 – Saúde reforçada

Além disso, a sua saúde também sai ganhando. Pesquisas apontam, por exemplo, que caminhar meia hora por dia pode ajudar a diminuir os níveis de açúcar no sangue, além de aumentar a expectativa de vida.

5 – Noites mais tranquilas

O hábito também é bom para quem deseja dormir melhor. Isso porque um pequeno estudo de 2017 observou que adultos mais velhos (isto é, de 55 a 65 anos), tiveram uma melhora na qualidade do sono ao praticar a atividade pela manhã.

6 – Escolhas mais saudáveis

Praticar atividades físicas regulares te ajuda a fazer escolhas mais saudáveis no dia a dia. Depois do treino, é comum que você fique mais energizado e com menos sono, o que pode afetar diretamente o apetite, sabia?

Mas como adotar o hábito?

    • Separe as roupas para a caminhada na noite anterior. Deixe meias e tênis na porta para não precisar procurá-los pela manhã;

    • Tente programar o despertador 30 minutos mais cedo do que o normal para poder caminhar pelo menos 20 minutos pela manhã;

    • Encontre um amigo ou colega de trabalho para passear com você. Seu pet também é uma ótima companhia;

    • Se você não puder caminhar até o trabalho, tente descer do ônibus um ou dois pontos antes para dar uma volta. Ou estacione em um local mais longe do seu escritório para poder caminhar mais.

Caminhar antes ou depois do café da manhã?

A dúvida pode surgir para algumas pessoas. E a verdade é que se a sua meta é perder peso, algumas pesquisas afirmam que o exercício em jejum pode estimular o corpo a queimar mais gordura. Contudo, mais investigações a respeito do assunto são necessárias.

No mais, tudo depende de como você se sente. Se você prefere caminhar antes de comer (e se o seu médico liberou), o hábito é válido. Por outro lado, se você fica enjoado ou mais cansado do que o normal ao fazer isso, aposte na refeição antes de partir para a rua. Mas lembre-se: beba água antes, durante e depois do exercício!

“Vale reforçar que antes do início de qualquer atividade física, principalmente a partir da quarta ou quinta década de vida, é recomendado a consulta com o cardiologista, que prescreverá um check-up para atestar se o paciente está apto para a prática de esportes”, adverte o médico.

 

Por GIOVANA SANTOS / BOA FORMA

Deixe um comentário