Latest Posts

- Advertisement -
Click News

Latest Tweets

DestaqueEsporte

Por que tantos indianos e paquistaneses torcem pela seleção brasileira?

Torcedores de origem asiática se misturam aos torcedores do Brasil no Catar – NELSON ALMEIDA/AFP – 19.11.2022

 

Redes sociais foram tomadas por imagens de torcidas organizadas a favor do Brasil de países que nem disputam a Copa do Mundo

 

A estreia da seleção brasileira na Copa do Mundo do Catar, nesta quinta-feira (24), vai ser o assunto do dia no país. As esperanças são de que os comandados de Tite tragam para o Brasil a taça mais valiosa do futebol após 20 anos de espera.

Entretanto, do outro lado do mundo, indianos e paquistaneses também estão na torcida pela equipe verde-amarela. As imagens de tantos asiáticos no Catar uniformizados com as cores da seleção canarinho podem ter sido uma surpresa, mas para quem mora no sudoeste do continente, onde é realizada a Copa do Mundo, não é.

Há na Índia, inclusive, grandes torcidas organizadas, que, além do Brasil, apoiam a Argentina. Na cidade de Sakthikulangara, uma briga entre os dois grupos em um cemitério, no começo desta semana, causou espanto aos brasileiros, que se questionaram: de onde vem tamanha paixão?

O cientista político e coordenador do curso de pós-graduação de política e relações internacionais da FESPSP, Rodrigo Gallo, explica que é difícil afirmar com certeza a origem desse amor pela seleção brasileira.

“É difícil dizer com precisão como populações asiáticas, tão distantes geograficamente e culturalmente do Brasil, começaram a desenvolver algum tipo de simpatia pelo futebol brasileiro a ponto de formarem torcidas organizadas — o que demonstra algum grau de institucionalização desse sentimento”, diz Gallo ao R7.

 

 

 

 Lucas Ferreira, do R7

Deixe um comentário