Latest Posts

- Advertisement -
Click News

Latest Tweets

Saúde

Plano de saúde não vai mais poder limitar sessões de terapia: faz todo sentido!

Não é segredo que quem possui plano de saúde não tem acesso a todos os tratamentos que precisa. Entre eles, está a psicoterapia, cujo limite é de 18 atendimentos anuais. Ou era: a Justiça Federal determinou que os convênios médicos devem cobrir terapia psicológica de maneira ilimitada.

Convênio não tem máximo de sessões de psicoterapia

Quem faz terapia sabe que o tratamento não é rápido e na maioria das vezes, requer vários meses de acompanhamento.
No entanto, desde 2015, uma decisão da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) estabeleceu que os planos de saúde só deveriam arcar com 18 atendimentos psicológicos por ano, mediante indicação médica em casos de transtornos mentais.
A situação mudou com uma ação movida pelo Ministério Público Federal em São Paulo e acatada pela Justiça Federal que determinou ser ilegal impor limite ao número de sessões, já que isso vai contra as normas anteriormente estabelecidas para o setor, como a Lei 9.656/98, que afirma que não existe número máximo de consultas na cobertura de tratamentos, entre eles, a psicoterapia.

psicologa terapia crianca 0317 400x600

Quantas sessões podem por ano?

Com o fim da decisão da ANS, os convênios médicos são obrigados a cobrir o número de sessões indicados pelo médico responsável, mesmo que elas ultrapassem o limite anterior de 18.
Porém, a medida ainda não é definitiva, visto que a agência informou que recorreu ao processo e aguarda nova decisão da justiça. As informações são da Vix.

Deixe um comentário