Obras na Marginal Botafogo devem ser concluídas no dia 6 de janeiro, diz secretário de Infraestrutura
Via segue com interdição na pista no sentido centro/bairro, entre a Rua 67-A e a Avenida Anhanguera, em Goiânia. Faixa no outro sentido já foi liberada ao tráfego.
As obras na Marginal Botafogo, que passa por reparos após ser danificada pela chuva, devem ser concluídas no dia 6 de janeiro. A pista no sentido centro/bairro permanece interditada para os trabalhos entre a Rua 67-A e a Avenida Anhanguera. Já a faixa no sentido que liga o Setor Pedro Ludovico ao centro de Goiânia foi liberada na noite de terça-feira (26).
O secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Fernando Cozzett, explicou que a interdição está levando mais tempo do que o previsto inicialmente em função da complexidade dos trabalhos.
“Aqui nas proximidades do cruzamento com a Avenida Araguaia, onde o estrago foi maior, a gente começou com a ideia de refazer o muro, porém, percebemos que só ele não seria suficiente. Então, estamos construindo um muro de contenção em gabião, que é um sistema muito mais resistente, mas que leva mais tempo para ficar pronto”, explicou.
O trânsito foi totalmente bloqueado na via no último dia 15. Três pontos cederam devido ao grande volume de água da chuva. O de menor gravidade foi no sentido que vai para a rodoviária. Já no lado oposto, na mesma altura, dois pontos foram atingidos. Em um deles, as placas de contensão de terra se romperam.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2017/h/n/bfRTIUTLiy1GHOaAD4Tg/obras2.jpg)
Inicialmente a previsão era que a obra de recuperação durasse uma semana. Porém, após algumas análises, o prazo para o fim dos trabalhos foi ampliado, e, agora, estendido mais uma vez.
“As obras seguem em dois pontos, todos no sentido centro/bairro, mas acreditamos que até o dia 6 de janeiro tudo já estará pronto para liberação. Claro que sabemos que a via está muito frágil e, caso ocorram novas chuvas, os riscos continuam. Mas vamos fazer o possível para reverter a situação”, garantiu.
Mais obras
Durante coletiva de imprensa, realizada na manhã desta quarta-feira (27) no canteiro de obras, o secretário afirmou que a Prefeitura aguarda o repasse de R$ 35 milhões, por parte do governo federal, para realizar obras na Marginal Botafogo.
“Fizemos essas tratativas junto ao Ministério da Integração Nacional e essa verba já era para ter sido liberada, porém, isso ainda não aconteceu. A nossa expectativa é que saia no ano que vem e a gente possa iniciar a recuperação da via”, disse.
Segundo Cozzett, quando a verba chegar, deve ser recuperado o trecho que fica entre o Cepal do Setor Sul até a Avenida Independência. “Esse é a área mais antiga da via e que precisa de adequações até mesmo para suportar o volume de água da chuva. Ainda não temos previsão de quanto tempo levará esse trabalho, mas ele será importante para recuperar uma das vias mais importantes da capital”, concluiu o secretário.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2017/5/c/zMnmriTA6LvVX6mg0WTQ/marginal-desaba.jpg)