A Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT) informou que os primeiros fotossensores vão começar a fiscalizar o trânsito de Goiânia a partir do próximo dia 31. O anúncio foi feito pelo titular da pasta, Fernando Santana, nesta quarta-feira (23), durante entrevista coletiva.
Inicialmente, irão funcionar 26 das 150 torres previstas nas duas primeiras ordens de serviços. Os locais de atuação serão na Avenida 85 (22) e na Marginal Botafogo (4). Nestas vias, serão fiscalizadas um total 48 faixas.
“Dia 31 de agosto o sistema de fiscalização eletrônica estará, efetivamente, em operação. Queremos contar com a colaboração de toda a sociedade para que contribua e obedeça às leis porque estamos investindo muito para trazer maior segurança ao cidadão”, disse Santana.
No cronograma da SMT, as próximas vias a serem beneficiadas com o serviço são as Avenidas Universitária, T-63 e Santa Maria. Cada torre pode monitorar de uma a três faixas de rolamento.
Os fotossensores irão registrar infrações como excesso de velocidade, avanço de sinal, de faixa de pedestre e de corredor exclusivo de ônibus, além de veículos trafegando em local com peso acima do permitido.
Os novos aparelhos também conseguem fazer a contagem dos veículos e identificá-los por modelos, como caminhões, carros e motos.
Santana afirmou que a partir de quinta-feira (24) começará uma campanha educativa que vai durar uma semana para informar a sociedade sobre o funcionamento dos equipamentos.
Previsão de conclusão
O contrato assinado pela SMT com a empresa Eliseu Kopp e Cia Ltda tem valor de R$ 61,4 milhões e prevê a instalação de aparelhos para fiscalizar 643 faixas em toda a cidade. O acordo foi assinado no dia 31 de maio e é válido por cinco anos.
Já foram autorizadas duas ordens de serviço. A primeira contempla 215 faixas com 80 torres e já foi completamente instalada. Já a segunda estipula 200 faixas, das quais 178 já estão prontas. Esse processo deve ser finalizado, segundo a SMT, ao final desta semana. Porém, nos dois casos, ainda há equipamentos que dependem de energização e aferição para funcionar.
O Secretário afirmou que a 3º ordem de serviço deve ser assinada na segunda-feira (28). Ele também estipulou um prazo para que todos os fotossensores possam estar em funcionamento.
“Nós queremos concluir esse projeto no mais tardar até novembro deste ano. A empresa tem seis meses para fazer a implantação, conforme previsto no edital, mas fez um compromisso conosco de concluir essa obra em quatro meses”, prevê.
Por Sílvio Túlio, G1 GO