Novas doses de vacina contra a Covid-19 desembarcaram em Goiás nesta sexta-feira
Goiás recebeu na madrugada desta sexta-feira (02), uma remessa com 266,8 mil doses de vacina contra a Covid-19 que serão usadas integralmente na aplicação da 2ª dose. Do total da remessa enviada ao estado, 25 mil são da Astrazeneca e 241,8 mil da Coronavac.
Algumas cidades do estado estão com a vacinação suspensa por falta de doses para aplicação até da primeira etapa. A previsão é que essas doses cheguem aos municípios a partir de segunda-feira (05).
“Por orientação do Ministério da Saúde, sem ter ainda a garantia da chegada de mais insumos, recebemos a determinação de que toda essa remessa será para aplicação da segunda dose”, disse o governador Ronaldo Caiado.
Com isso, as doses da Coronavac serão aplicadas em quem recebeu as doses dos dois últimos lotes recebidos, que foram usados todas como primeira dose. Já a remessa da Astrazeneca será aplicada nas pessoas vacinadas em janeiro com doses do mesmo laboratório.
Caiado esclareceu ainda que essa nova remessa não terá 5% destinada aos servidores das forças de segurança, como foi feito em outros lotes, para a aplicação da 1ª dose. Ainda segundo o governador, há a previsão da chegada de novos estoque na próxima semana para que a vacinação com a primeira dose seja continuada.
Algumas cidades do estado interromperam a vacinação por falta de doses. A superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde informou, no entanto, que os municípios não informaram que os estoques estavam acabando. “Não digo que foi uma irresponsabilidade, mas talvez eles tenham pensado que receberíamos doses para a primeira dose, mas não, essas para a segunda”, disse.
Em Goiânia, a vacinação contra a Covid-19 foi interrompida na quarta-feira (31), por falta de doses. Atualmente, a imunização está na faixa dos idosos com 65 anos.
Em relação às doses aplicadas, a secretaria informou que 235.855 pessoas foram vacinadas até esta quarta-feira. Da 1ª dose, foram 181.563 vacinados, o que corresponde a 12% da população goianiense, além de 58.742 de reforço, contemplando 3,9% da população.
Em Rio Verde, no sudoeste do estado, a vacinação foi interrompida nesta sexta-feira (02), também por falta de vacinas. Atualmente, foram vacinados idosos até 63 anos. “O número de doses que, por acaso for sobrar, seria um quantitativo pequeno que não daria para abrir uma estrutura de drive-thru o dia inteiro. Quando chegarem mais doses, a gente reabre a estrutura”,disse a coordenadora de vigilância em Saúde, Marina Porto.
Por Redação do Click News com G1 GO