Cidades goianas aderem a decreto do Governador de Goiás para combate ao avanço do Coronavírus
Prefeitos de cidades goianas do Entorno do Distrito Federal anunciaram que deverão suspender as atividades não essenciais, seguindo o Decreto do governo de Goiás. A medida tem por objetivo conter o avanço da Covid-19 na região que, de acordo com os gestores, está com sistema de saúde no limite.
No vídeo, os prefeitos, Fábio Correa (PP), de Cidade Ocidental; Diego Sorgato (DEM), de Luziânia; Pábio Mossoró (MDB), de Valparaíso de Goiás; e Carlinhos do Mangão (PL), de Novo Gama anunciam as novas medidas e afirma que além deles, Águas Lindas de Goiás e Santo Antônio do Descoberto também vão adotar as medidas restritivas.
A gravação que anuncia os ajustes nas medidas restritivas foi publicada na noite de domingo (21). Os quatro prefeitos citados aparecem em frente ao Hospital Regional de Luziânia falando que os sistemas de saúde estão no limite. Eles relatam que tiveram que se organizar para não faltar oxigênio em uma das unidades de saúde da região e que não há mais leitos.
O governador Ronaldo Caiado (DEM) publicou o decreto estadual na última terça-feira (16) determinando o “regime 14 por 14”, em que as atividades não essenciais são suspensas por duas semanas, seguidas de duas semanas de funcionamento seguindo as regras de segurança em saúde.
O governo alertou que as cidades em situação considerada de calamidade pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) devem seguir o decreto estadual ou determinar medidas ainda mais rígidas, mas não flexibilizar, sob pena de intervenção, que pode ser feita por meio de pedidos ou ações do Ministério Público de Goiás.
A Secretaria Estadual de Saúde já registrou mais de 450 mil casos de Covid-19 em Goiás desde o início da pandemia, dos quais mais de 10,3 mil evoluíram para morte.
Por Redação do Click News