ClickNews
Saúde

Prefeitura de Goiânia reforça alerta contra arboviroses diante da previsão de novas chuvas

João
20 de junho de 2026 às 11:32
Compartilhar:
Prefeitura de Goiânia reforça alerta contra arboviroses diante da previsão de novas chuvas

Fotos: SMS

Secretaria de Saúde destaca aumento de casos e orienta população sobre medidas preventivas

Previsão de chuvas e risco de criadouros

 

Com a previsão de novas precipitações para os próximos dias, divulgada pelo Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), intensifica o alerta à população sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Crescimento dos casos em 2026

O secretário municipal de saúde, Luiz Pellizzer, destacou a preocupação com o avanço da chikungunya: “Nosso principal alerta é em relação à chikungunya. Neste ano, já ultrapassamos o total de casos registrados em todo o ano de 2025, o que reforça a necessidade de ações efetivas de combate ao mosquito por parte da população. Temos atuado com os agentes de combate a endemias, utilização de bombas costais e instalação de armadilhas para o vetor, mas sem o apoio da população não conseguiremos vencer essa batalha”, afirmou.

Em 2026, Goiânia já contabiliza 272 casos confirmados de chikungunya, contra 163 em todo o ano anterior, um aumento de 189% na comparação entre os períodos de janeiro a junho. Em relação à dengue, foram confirmados 24.245 casos até a semana epidemiológica 23, contra 22.865 no mesmo período de 2025, representando acréscimo de 6%.

Principais medidas de prevenção

A SMS reforça que a população deve:

  • Manter caixas d’água, tonéis e reservatórios sempre tampados.
  • Evitar acúmulo de água em pneus, garrafas, vasos de plantas e recipientes expostos.
  • Realizar limpeza frequente de calhas, lajes e ralos.
  • Descartar corretamente materiais que possam acumular água.
  • Trocar diariamente a água dos animais de estimação.
  • Manter piscinas tratadas.
  • Permitir a entrada dos agentes de combate a endemias devidamente identificados.

Atenção aos sintomas

O secretário Luiz Pellizzer reforçou: “As pessoas que apresentarem sintomas como febre, dores no corpo, dor de cabeça, manchas avermelhadas na pele ou dores intensas nas articulações devem procurar uma unidade de saúde para avaliação médica. O diagnóstico precoce e o acompanhamento adequado são fundamentais para reduzir o risco de agravamento das arboviroses e contribuir para o controle da transmissão dessas doenças”.

O que você achou desta notícia?

Sua avaliação ajuda nossa redação a entregar o melhor conteúdo.