Latest Posts

- Advertisement -
Click News

Latest Tweets

DestaqueGeral

Neonatologista e professor de universidade canadense visita HEMU

Médico Guilherme Sant'Anna ladeado pela médica Sandra Afiune e enfermeira Luzia Helena

A Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), do Hospital Estadual da Mulher (Hemu) recebeu, nesta sexta-feira, 18/03, a visita técnica do professor associado de Pediatria da McGill University e neonatologista do Montreal Children’s Hospital, do Canadá, Guilherme Sant’ Anna.

O médico, brasileiro, do Rio de Janeiro, atua no Canadá desde 2001 e está em Goiânia, a convite da Sociedade Goiânia de Pediatria, visitando algumas unidades de saúde e ministrando palestras com temas sobre Neonatologia, com o objetivo de agregar conhecimentos e ensinamentos de boas práticas sobre o assunto.

Durante a visita às UTINs o profissional pôde conhecer como funciona essas unidades e a assistência prestada aos pequenos pacientes. No auditório do hospital, o médico ministrou uma palestra para os profissionais da assistência, sobre o método Continuous Positive Airway Pressure (CPAP). A sigla em inglês significa pressão positiva contínua nas vias aéreas, sendo este um método de ventilação mecânica não invasiva.

O tema abordado trouxe informações importantes sobre o procedimento, que pode contribuir positivamente para a melhoria da assistência multiprofissional aos prematuros. Guilherme destacou a importância do Fisioterapeuta na sala de parto e também de bolsas de sangue de prontidão. “É fundamental ter pelo menos duas bolsas de sangue O Negativo, durante procedimento de reanimação. Essa precaução salva vidas”, pontuou o neonatologista.

Profissionais atentos às explicação do neonatologista Guilherme Sant´Anna

Experiências

Na oportunidade, os colaboradores aproveitaram para tirar algumas dúvidas e Guilherme Sant’Anna destacou o interesse dos profissionais. “Percebi que esta unidade tem uma equipe muito dedicada, com muita vontade de fazer o correto, de aprender. Foi um prazer conhecer o hospital e dividir experiências”, afirmou.

Segundo a coordenadora médica da Neonatologia do Hemu, Sandra Afiune, essa visita foi de grande contribuição. “Essa troca de experiência visa melhorar a assistência neonatal, além de estimular a equipe multiprofissional na atuação segura do prematuro extremo”, avalia a médica.
“Nos sentimos privilegiados com a visita de um médico tão renomado. Com certeza o compartilhamento de sua experiência contribuirá para a melhoria na assistência prestada e nas práticas aplicadas junto aos prematuros”, avaliou a gerente de Enfermagem, Luzia Helena Berigo.

Guilherme Sant´Anna com equipe do Hemu

 

Por Marilane Correntino

Deixe um comentário