Latest Posts

- Advertisement -
Click News

Latest Tweets

DestaqueGeralMeio Ambiente

Na semana do Meio Ambiente, Prefeitura de Trindade recupera nascente do Córrego Barreirinho com plantio de árvores

Foto: Divulgação

“O município tem mais de 3 mil nascentes e, a longo prazo, vai recuperar as 140 principais”, projeta o secretário do Meio Ambiente, Roberto Badur. Na programação da Semana do Meio Ambiente, além de 100 mudas na nascente do Barreirinho, houve roçagens e aceiros no Parque Ecológico Barro Preto, realizados plantios de árvores nativas do Cerrado no Parque Lara Guimarães e na Avenida Veiga Vale, no Setor Guarujá Park

A Prefeitura de Trindade realizou nesta quarta-feira (10/06) o plantio de 100 mudas como parte do Programa de Recuperação de Nascentes das microbacias Barreirinho, Arrozal e Bruacas. A ação foi realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente na Chácara do Ronaldinho, beneficiando a maior nascente do Barreirinho.

A atividade fez parte da Semana Nacional do Meio Ambiente. Foram plantadas mudas de árvores típicas do Cerrado. Conforme o secretário de Meio Ambiente, Roberto Badur, “o município tem mais de 3 mil nascentes e, a longo prazo, vai recuperar as 140 principais”.

Ele explica que o Programa de Recuperação de Nascentes implementado em Trindade envolve dois modelos. Um modelo é realizado em parceria com a Saneago para o cercamento das principais nascentes com mudas.

O outro é iniciativa da própria prefeitura nas pequenas nascentes, onde está fazendo o plantio pela importância de preservar estas áreas na forma original do meio ambiente.

“Trindade não possui um grande rio para captação de água para a população, nem um grande reservatório, e sim microbacias, por isso precisamos cuidar muito bem delas para seu aproveitamento”, detalhou Roberto Badur. Ele enfatizou ainda que o município já conseguiu implantar um programa de acompanhamento da qualidade da água das microbacias.

As mudas plantadas são de diferentes espécies, como ipê, barriguda, coqueiro, incluindo frutíferas, visando criar também ponto de alimentação para os pássaros da região.

O local do plantio é a primeira nascente do Córrego do Barreirinho que segue a GO 060, a qual atravessa. Adiante, o córrego forma alguns lagos importantes na região. O maior deles é o lago entre o setor Luzia Monteiro e o Polo Industrial Maria Monteiro. Depois, o Barreirinho se encontra com o Córrego Bruacas. Desta forma, a nascente está em importante área de preservação ambiental.

O agricultor Pedro Lucas, dono da propriedade onde ocorreu o plantio, disse que a ação vai beneficiar muito a região. “É mais sombra e mais árvores ajudando nossa nascente que é tão importante”, definiu. Ele mostrou como o terreno dos imóveis da região carece de mais árvores.

A bióloga da secretaria do Meio Ambiente, Valdinéia Quirino, destacou a importância do reflorestamento próximo das nascentes como fator para “ajudar na proteção delas”.

Como parte da Semana do Meio Ambiente em Trindade foram realizados trabalhos de manutenção do Parque Ecológico Barro Preto, com roçagens e aceiros para a prevenção de incêndio por até dois anos no local.

Também foram realizados plantios de ipês e árvores nativas do Cerrado no Parque Lara Guimarães e na Avenida Veiga Vale, no Setor Guarujá Park. O setor agora totaliza 200 Ipês plantados, prevendo uma florada de cartão postal em breve.

 

 

Agência Municipal de Comunicação de Trindade

Deixe um comentário